Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Portugal, Europa e EUA. Recorde as frases que marcaram esta semana

Seleção de frases que marcaram os últimos oito dias.

Portugal, Europa e EUA. Recorde as frases que marcaram esta semana
Notícias ao Minuto

16:14 - 08/03/24 por Lusa

País Frases da semana

"Na azáfama dos seus casos e casinhos, os políticos democraticamente eleitos parecem não se aperceber dos grandes desafios que enfrentam, num mundo onde, em terra, no mar e no ar, a sustentabilidade do planeta continua a ser posta em causa."

Francisco Pinto Balsemão, jornalista, empresário e antigo primeiro-ministro, ao receber um prémio da Universidade de Coimbra

01-03-2024

"Desde 2011 que não tínhamos todas as agências de rating a notar A a nossa dívida. Um claro sinal de confiança em Portugal e no futuro da nossa economia. Assim se reforça a nossa segurança."

António Costa, primeiro-ministro

X (ex-Twitter), 01-03-2024

"A UE está hoje debaixo de fogo populista. A nossa principal tarefa, enquanto socialistas e democratas, é combater o populismo atacando as suas causas profundas."

António Costa, na abertura do congresso do Partido Socialista Europeu (PES), em Roma, Itália

02-03-2024

"Todo o progresso que alcançámos está em risco, os direitos dos trabalhadores, da igualdade entre homens e mulheres, dos serviços públicos, da liberdade e respeito pela comunidade LGBTQIA+, uma transição justa e sustentável. A alma da própria Europa está em risco."

Pedro Sánchez, primeiro-ministro de Espanha, no arranque do congresso do Partido Socialista Europeu (PES), em Roma, capital de Itália

02-03-2024

"Não vamos deixar que a Europa vá pelo caminho da austeridade e regressão social, esse é o nosso argumento principal, por isso queremos vencer as eleições de junho em todos os 27 Estados-membros."

Nicolas Schmit, candidato socialista à presidência da Comissão Europeia

02-03-2024

"Não queremos uma guerra entre a NATO e a Rússia."

Olaf Scholz, chanceler alemão

02-03-2024

"A crise terminará quando Kiev começar a cumprir as normas mais básicas do direito internacional, incluindo o respeito pelos direitos humanos."

Sergei Lavrov, ministro dos Negócios Estrangeiros da Rússia

02-03-2024

"Afirmo com convicção da minha condição de cidadão e político. Repudio com máxima veemência a tentativa de [se] fazer da instituição portuguesa Ministério Público (MP) um bode expiatório do difícil funcionamento ou questionamento da investigação criminal ou da Justiça em Portugal."

José Manuel Bolieiro, presidente do Governo dos Açores, no discurso de encerramento do XIII Congresso do Sindicato dos Magistrados do Ministério Público

02-03-2024

"Numa democracia que celebra 50 anos, é importante que não acompanhemos a evolução de democracias mais antigas e mais velhas que é a de aumento da abstenção em eleições que são todas elas muito importantes e, nesse sentido, quem puder votar que vote. É o apelo que deixo aqui para o próximo domingo [dia 10] e para alguns que ainda possam votar hoje." Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, em declarações aos jornalistas após ter votado antecipadamente na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

03-03-2024

"Quero pedir desculpas aos benfiquistas por esta noite, que foge aos pergaminhos e aos objetivos do clube. É uma noite desastrosa para todos. Ao mesmo tempo, agradeço pelo apoio que os benfiquistas deram. Foram incansáveis do primeiro ao último minuto. Nem eles nem ninguém mereciam uma derrota desta dimensão."

Rui Costa, presidente do Benfica, após goleada na visita ao FC Porto (5-0)

03-03-2024

"Estamos a lutar para defender a nossa liberdade e os nossos valores comuns."

Yoav Gallant, ministro da Defesa israelita

04-03-2024

"Dada a imensa escalada de sofrimento em Gaza, deve haver um cessar-fogo imediato, pelo menos, nas próximas seis semanas, [o plano] que está atualmente sobre a mesa."

Kamala Harris, vice-presidente dos Estados Unidos

04-03-2024

"Junto-me a Kamala Harris no pedido de um cessar-fogo imediato em Gaza. Não pode haver obstáculos à produção de efeito de uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas. É altura de o Conselho de Segurança das Nações Unidas agir."

Josep Borrell, alto representante da União Europeia (UE) para os Negócios Estrangeiros

X, 04-03-2024

"Felizmente, as autoridades dos Estados da Ásia Central mostram contenção e sabedoria, entendem tudo perfeitamente e, com bastante visão de futuro, não querem seguir o exemplo dos renegados corruptos que se alimentam de bolos podres da mão suja do Departamento de Estado [norte-americano]."

Dimitri Medvedev, ex-presidente russo

04-03-2024

"Tudo faremos para dar corpo às ambições dos açorianos. Reitero o nosso firme propósito de trabalharmos a favor de uma sociedade açoriana mais justa, mais bem preparada para enfrentar os desafios do futuro, uma sociedade coesa, estável e onde prevaleça a igualdade de oportunidades."

José Manuel Bolieiro, na tomada de posse do seu executivo

04-03-2024

"A Europa estava em perigo e hoje a Europa está cada vez mais em perigo. A guerra de agressão russa trouxe um grande sentido de urgência para aumentar as capacidades industriais de defesa."

Josep Borrell

05-03-2024

"Qualquer comandante russo que ordene ataques contra civis ucranianos e infraestruturas críticas deve saber que a justiça será feita."

Volodymyr Zelensky, Presidente ucraniano, após o TPI ter emitido mandados de prisão por alegados crimes de guerra na Ucrânia contra dois altos oficiais militares russos

X, 05-03-2024

"É um compromisso de honra, de fé, de vida, a gente acabar com essa maldita doença chamada fome que não deveria existir. Ao terminar o meu mandato, no dia 31 de dezembro [de 2026], a gente não vai ter mais ninguém passando fome por falta de comida neste país."

Lula da Silva, Presidente brasileiro

05-03-2024

"A democracia tem sempre respostas, a democracia - que é naturalmente uma responsabilidade permanente de todos os cidadãos, de todos -- exige que todos os cidadãos participem, que todos os cidadãos votem e, se porventura for assim, as saídas existem, as estratégias definem-se e o futuro pode ser um bom futuro."

António Ramalho Eanes, antigo Presidente da República

05-03-2024

"Não há portos seguros para terroristas russos no Mar Negro e nunca haverá. E não haverá espaço seguro para eles no céu, enquanto a nossa força ucraniana for suficiente. Isto aplica-se tanto ao abastecimento dos nossos parceiros como à nossa produção interna."

Volodymyr Zelensky

05-03-2024

"[Donald Trump] Está determinado a destruir a nossa democracia e a retirar direitos fundamentais como a capacidade das mulheres de tomarem as próprias decisões em matéria de cuidados de saúde."

Joe Biden, Presidente dos Estados Unidos

05-03-2024

"Nunca interferimos nas eleições nos Estados Unidos, nem tencionamos fazê-lo."

Dmitri Peskov, porta-voz do Kremlin

06-03-2024

"Cabe agora a Donald Trump ganhar os votos daqueles do nosso partido e de outros que não o apoiaram. E espero que ele faça isso. Na melhor das hipóteses, a política consiste em trazer as pessoas para as suas causas, e não em rejeitá-las. E a nossa causa conservadora precisa urgentemente de mais pessoas."

Nikki Haley, ex-governadora norte-americana, suspendendo a sua campanha nas primárias presidenciais republicanas, após ser derrotada na "Super Terça-Feira" por Donald Trump

06-03-2024

"Gostaria de convidar todos os apoiantes de Haley a juntarem-se ao maior movimento da história do nosso país."

Donald Trump, ex-Presidente dos Estados Unidos, na sua rede social Truth

06-03-2024

"Há um lugar para os apoiantes de Nikki Haley na minha campanha."

Joe Biden

06-03-2024

"A partir de finais dos anos 1960, António-Pedro Vasconcelos foi um dos críticos e cineastas que prolongaram a esperança num cinema novo português, desalinhado do regime e alinhado com o cinema europeu."

Marcelo Rebelo de Sousa

06-03-2024

"Com um percurso que se dividiu entre a realização de cinema e a intervenção pública, António-Pedro Vasconcelos marcou decisivamente o cinema português."

António Costa

X, 06-03-2024

"Quando Putin lançou a sua guerra brutal de agressão contra o povo da Ucrânia, ele pensou que poderia enfraquecer a Europa e dividir a NATO."

Joe Biden

07-03-2024

"É importante notar hoje que um novo estado europeu ficou mais protegido contra o mal russo. Um dia, a Suécia também felicitará a Ucrânia pela sua adesão à Aliança Atlântica."

Volodymyr Zelensky

07-03-2024

Leia Também: Ativistas pintaram frases de protesto nas sedes dos partidos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório