Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Helicóptero do INEM já pode aterrar no heliporto do Hospital de Bragança

A Unidade Local de Saúde (ULS) do Nordeste obteve autorização para o atual helicóptero do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) operar no heliporto do hospital de Bragança, foi hoje anunciado.

Helicóptero do INEM já pode aterrar no heliporto do Hospital de Bragança
Notícias ao Minuto

13:00 - 06/03/24 por Lusa

País INEM

A ULS explicou, em comunicado, que obteve autorização por parte da Autoridade Nacional de Aviação Civil (ANAC) para a operação de aeronaves de maior carga no heliporto hospitalar de Bragança, permitindo a operacionalidade do atual helicóptero do INEM.

O helicóptero de emergência médica do INEM que está desde 03 de janeiro a operar na base de Macedo de Cavaleiros, distrito de Bragança, não podia aterrar em alguns dos heliportos dos hospitais do Norte, designadamente em Bragança, por falta de certificação.

Trata-se de um helicóptero de modelo AW139, de maior porte e maior autonomia, que estava antes em Évora e que substituiu o anterior A109S em Trás-os-Montes.

"No sentido de assegurar as condições necessárias tendo em vista a prestação de cuidados de saúde com celeridade e em segurança, a ULS do Nordeste encetou os procedimentos necessários relativos à avaliação desta infraestrutura, atendendo às normas e práticas recomendadas neste âmbito, para permitir, no mais curto espaço de tempo, a operacionalidade do atual meio aéreo de emergência pré-hospitalar", acrescentou.

A ULS salientou que se trata de "mais um importante investimento" ao "nível da melhoria dos serviços disponibilizados à população, neste caso através do aumento da capacidade de carga nesta infraestrutura aeroportuária", que fica contígua ao serviço de urgência médico-cirúrgica da unidade hospitalar de Bragança, com "impacto ao nível da resposta a situações emergentes".

A unidade de saúde destacou ainda a "ótica de articulação de meios e de serviços na área das saúde".

Em janeiro, a ULS do Nordeste informou já ter em curso os processos de autorização de operação para aeronaves de maiores dimensões nos heliportos hospitalares de Bragança e de Mirandela.

Entretanto, e como alternativa, o Instituto Politécnico de Bragança (IPB) autorizou o helicóptero ao serviço do INEM a aterrar no complexo desportivo, que fica a dois quilómetros do hospital daquela cidade.

Leia Também: Sindicato denuncia ao TC ajuste direto do INEM para os helicópteros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório