Meteorologia

  • 22 MAIO 2024
Tempo
22º
MIN 13º MÁX 22º

Marcelo apela a "esforço" dos portugueses para que votem no domingo

Presidente da República defendeu que é importante para "construir o futuro".

Marcelo apela a "esforço" dos portugueses para que votem no domingo
Notícias ao Minuto

15:43 - 05/03/24 por Marta Amorim

País Legislativas

O Presidente Marcelo Rebelo de Sousa apelou esta terça-feira ao esforço dos portugueses para que, no domingo, se desloquem às urnas para votar. 

"Eu já votei, como sabem. Agora, o que posso é repetir o apelo para que os portugueses façam um esforço para ir votar porque não é apenas celebrar os 50 anos do 25 de Abril, é muito mais do que isso, é construir o futuro", afirmou o chefe de Estado esta terça-feira, em Cascais, após um encontro com Capitães de Abril.

Recorde-se que mais de 10,8 milhões de portugueses são chamados a votar no domingo para eleger 230 deputados à Assembleia da República.

A estas eleições concorrem 18 forças políticas, 15 partidos e três coligações.

Recorde ou esclareça aqui tudo o que há para saber sobre as eleições: 

As datas, os candidatos, onde votar. Guia para as eleições legislativas

No dia 10 de março, os portugueses serão chamados a votar nas eleições que decidirão a (nova) composição da Assembleia da República. Ainda com dúvidas sobre as propostas e/ou os candidatos? O Notícias ao Minuto preparou-lhe um guia com o principal sobre este ato eleitoral - para que tome uma decisão informada.

Notícias ao Minuto com Lusa | 13:48 - 28/02/2024

Pouco antes, no Centro de Congressos do Estoril, na evocação dos 50 anos da reunião de Cascais, o chefe de Estado afirmou que "podem existir altos e baixos e aparentes agressões parciais em liberdades económicas ou sociais, por causa do que se passa lá for ou do que se passa cá dentro, mas o ideal de Abril nunca morre".

O Presidente da República realçou ainda a importância de lembrar sempre o 25 de Abril, mesmo que possa haver quem queira "questionar os seus ideais", e garantiu que "ninguém quer uma mordaça em relação a liberdades adquiridas".

Leia Também: Marcelo já votou e pediu aos portugueses que evitem aumento da abstenção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório