Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Como seria se engordasse 30 kg? Pode fazer a experiência na NMS até dia 8

A NOVA Medical School, em Lisboa, vai desenvolver no decurso desta semana um conjunto de ações sobre a obesidade para toda a população, no âmbito do Dia Mundial da Obesidade, que se assinala esta segunda-feira, 4 de março.

Como seria se engordasse 30 kg? Pode fazer a experiência na NMS até dia 8
Notícias ao Minuto

13:15 - 04/03/24 por Notícias ao Minuto

País Obesidade

Esta segunda-feira, dia 4 de março, estão a decorrer diversas iniciativas por todo o país no âmbito do Dia Mundial da Obesidade.

A NOVA Medical School (NMS) é uma das entidades que está a assinalar a data. De 4 a 8 de março, na sede da faculdade, em Lisboa, decorre a NMS Obesity Week, uma iniciativa, intitulada 'Vamos Falar de Obesidade', que conta com diversas ações abertas a toda a comunidade, destinadas a sensibilizar para a importância da obesidade como doença, realçando, como descreve a organização ao Notícias ao Minuto, "a sua complexidade multifatorial e o impacto do estigma associado à obesidade no avanço do tratamento desta doença".

As atividades abertas à comunidade incluem a possibilidade de experimentar um fato que simula um aumento de peso de 30 kg, proporcionando uma experiência realista das dificuldades vividas pelos doentes com obesidade, numa iniciativa realizada em parceria com a Associação de pessoas com obesidade (ADEXO).

Na quarta-feira, 6 de março, durante o período da manhã, no âmbito do serviço de consultas de nutrição da NOVA Medical School, realizam-se rastreios nutricionais gratuitos a toda a população, mediante inscrição prévia.

Mesmo após o término da iniciativa, a NMS vai realizar algumas ações no âmbito da obesidade, como por exemplo, um workshop prático de Culinary Medicine, no Kitchen Lab da NMS, no dia 15 de março, destinado a doentes com obesidade ou que tenham tido obesidade, também gratuito, mas sujeito a marcação prévia e, no dia 19 de abril, um evento científico focado na relação entre a obesidade e a saúde mental, com oradores de renome como Harriët Schellekens, professora no departamento de Anatomy & Neuroscience (University College Cork) e investigadora principal no Food for Health Ireland (FHI) e no APC Microbiome Ireland.

A NMS Obesity Week, segundo a NMS, é financiada pela European Coalition for People living with Obesity (ECPO), através de uma bolsa atribuída à professora de Nutrição e Metabolismo na NMS, Gabriela Ribeiro, para coordenar este evento nacional que integra uma campanha global.

Notícias ao Minuto Cartaz do evento© NMS  

O World Obesity Day Europe 2024, que se assinala hoje a nível mundial, alia profissionais de saúde, doentes com obesidade e a comunidade política empenhada na sensibilização para a obesidade como doença.

Leia Também: "Obesidade é muito mais do que o clássico coma menos, mexa mais"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório