Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

"Uma inspiração". As imagens da homenagem dos russos a Navalny em Lisboa

A alguns metros do edifício da Embaixada da Rússia, flores e fotos de Navalny foram penduradas numa árvore de ramos apinhados.

Notícias ao Minuto

07:39 - 02/03/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Navalny

Dezenas de cidadãos russos concentraram-se, na sexta-feira,  junto à embaixada da Rússia em Lisboa para prestar uma homenagem a Alexei Navalny, falecido opositor do Kremlin, cujo funeral decorreu em Moscovo.

Uma jovem, Catarina, marcou presença e afirmou em declarações à Lusa que Navalny é "uma figura importante" que tem inspirado as gerações mais jovens e as tem "politizado". "Um símbolo" e uma "inspiração", resumiu a rapariga, para quem Navalny já fez a diferença.

Um homem e o companheiro estiveram junto à Embaixada da Rússia em Lisboa e levaram um molho de tulipas multicolores em homenagem a Navalny. Peter, que chegou a Portugal há menos de um ano "por causa da guerra", salientou que "foi duro" assistir ao funeral do ativista.

A alguns metros do edifício da Embaixada, flores e fotos de Navalny foram penduradas numa árvore de ramos apinhados, e na base da qual foram continuadamente colocados ramos de flores e acesas velas e lamparinas.

Navalny foi sepultado na sexta-feira no cemitério de Borissovo, em Moscovo, rodeado de familiares e amigos, e com milhares de pessoas a marcar presença nas imediações da igreja. Pelo menos 128 pessoas foram detidas pela polícia russa em manifestações a favor de Alexei Navalny, segundo a organização não-governamental especializada OVD-Info.

A maioria das detenções ocorreram em cidades que não a capital, indicou o grupo independente de defesa dos meios de comunicação social e dos direitos humanos que se dedica ao combate à repressão na Rússia.

Os seus apoiantes, a viúva Yulia Navalnaia e muitos líderes ocidentais acusam Putin de ser o responsável pela morte de Navalny. A presidência russa negou estas acusações.

Leia Também: Autoridades advertem contra violação da lei no funeral de Navalny

Recomendados para si

;
Campo obrigatório