Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Ribeira de Pena aposta no prato típico de milhos. Já provou?

O município quer atrair visitantes ao concelho. Entre hoje e domingo, será possível ver uma exposição que desvenda o percurso deste cereal, da sementeira à colheita.

Ribeira de Pena aposta no prato típico de milhos. Já provou?
Notícias ao Minuto

10:22 - 01/03/24 por Lusa

Lifestyle Lazer

Entre hoje e domingo, o município de Ribeira de Pena vai dar a provar e a conhecer o prato típico de milhos.

Isabel Lourenço, vereadora da Câmara de Ribeira de Pena, disse hoje à agência Lusa que os milhos são uma iguaria típica deste município do distrito de Vila Real, que vão estar em destaque à mesa de restaurantes e nas unidades de alojamento turístico aderentes.

O "Fim de semana Gastronómico de Milhos" decorre entre hoje e domingo e pretende, segundo acrescentou a autarca, dar a conhecer o território pela gastronomia, associando à paisagem e à cultura da região.

A vereadora disse que o objetivo do evento é divulgar a iguaria que é considerada a mais tradicional do município, potenciar o território, valorizar a cozinha regional e transformar os seus sabores ancestrais numa atração turística.

Leia Também: Feira do Queijo do Alentejo em Serpa com mais de 160 expositores

Durante estes três dias será também possível visitar a exposição "Ciclo dos Milhos", que está patente no Museu Escola - Casa da Cultura de Ribeira de Pena. A mostra desvenda o ciclo dos milhos numa viagem pela agricultura tradicional.

Ou seja, segundo informou o município, será possível ao visitante ficar a saber mais sobre o cultivo do milho, desde o preparo do solo até a colheita.

Isabel Lourenço referiu que o milho ainda é cultivado nas aldeias do concelho para consumo humano ou para alimentação dos animais.

A abundância de milho por todo o território levou à utilização deste cereal na gastronomia local. Antigamente, este produto era cozinhado apenas com carne gorda para lhe dar sabor.

Depois, com a melhoria das condições de vida, foram sendo adicionadas outras carnes ao prato e, atualmente, os milhos podem ser servidos com carne de vaca (escornados), com galinha (esgravatados), porco (esfuçados) ou ricos (com todos os tipos de carne).

Leia Também: Festival promove turismo gastronómico no Alentejo e Ribatejo

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório