Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Março começa com chuva, frio e até neve. Portugal a 'amarelo' e 'laranja'

Esta sexta-feira, 1 de março, os distritos da Guarda e Viseu são os que registam a temperatura mínima mais baixa, com -2ºC e -1ºC, respetivamente.

Março começa com chuva, frio e até neve. Portugal a 'amarelo' e 'laranja'
Notícias ao Minuto

09:32 - 01/03/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

O mês de março começou com previsões de "precipitação", "pequena descida da temperatura mínima" e até "queda de neve", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). A tendência manter-se-á durante o fim de semana, com dez distritos sob aviso amarelo devido à neve e sete distritos sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima. 

Esta sexta-feira, 1 de março, os distritos da Guarda e Viseu são os que registam a temperatura mínima mais baixa, com -2ºC e -1ºC, respetivamente, enquanto as temperaturas máximas mais elevadas registam-se no Funchal (20ºC) e em Faro (19ºC).

Ainda segundo o IPMA, se estiver pelo continente, deverá esperar "precipitação nas regiões Norte e Centro, sendo sob a forma de neve nas terras altas", "pequena descida de temperatura" e uma "agitação marítima forte".

No arquipélago dos Açores, a previsão será de "períodos de céu muito nublado com boas abertas" nos grupos ocidental, central e oriental.

Já no arquipélago da Madeira, o céu estará "geralmente muito nublado", com possibilidade de "aguaceiros, em especial nas vertentes norte e nas terras altas da ilha da Madeira, podendo ser de neve nos pontos mais altos".

A tendência irá prolongar-se durante o fim de semana. De acordo o IPMA, os distritos do Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga estarão sob aviso amarelo devido à neve entre as 12h00 de sábado e as 09h00 de domingo e os distritos de Bragança, Viseu, Guarda, Castelo Branco e Coimbra entre as 12h00 e as 21h00 de sábado.

Já sete distritos estarão sob aviso laranja, no sábado, devido à previsão de agitação marítima, prevendo-se ondas de noroeste com 5 a 6 metros, também segundo o IPMA.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga começam com aviso amarelo entre as 21h00 de hoje e as 06h00 de sábado, passando depois a laranja até às 00h00 de domingo.

Leia Também: Neve vai colocar dez distritos de Portugal continental sob aviso amarelo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório