Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 29º

Obras em Santo Ovídio para Linha Rubi do Metro do Porto começam 2.ª-feira

As obras de construção da estação de Santo Ovídio da Linha Rubi do Metro do Porto, em Vila Nova de Gaia, começam na segunda-feira, obrigando ao corte de várias ruas na zona, segundo uma nota da Câmara Municipal.

Obras em Santo Ovídio para Linha Rubi do Metro do Porto começam 2.ª-feira
Notícias ao Minuto

10:47 - 29/02/24 por Lusa

País Metro do Porto

"A Metro do Porto iniciará, a partir do dia 04 de março [segunda-feira], a construção da nova estação de Santo Ovídio, no âmbito da nova Linha Rubi (H), Casa da Música -- Santo Ovídio", pode ler-se numa nota publicada no 'site' da autarquia de Gaia consultada hoje pela Lusa.

De acordo com a autarquia, "durante o período de obra, que se prevê ser de 12 meses, a circulação automóvel será interrompida na Rua António Rodrigues da Rocha, Rua Conde Dom Pedro e Rua Fernão Mendes Pinto".

No entanto, serão "implementadas alterações ao sentido de circulação automóvel de modo a garantir condições de acesso a moradores, à escola do 1.º ciclo do ensino básico do Cedro e à Igreja Paroquial de Santo Ovídio".

"Em virtude da interrupção total à circulação na Rua Conde Dom Pedro, serão também estabelecidos percursos alternativos para peões", pode ler-se na nota da câmara municipal.

Numa nota entretanto enviada às redações, a Metro do Porto refere que "a circulação pedonal vai sofrer também alterações nesta área, ficando totalmente impedida na rua do Conde D. Pedro, mas podendo ser realizada por percursos alternativos nas ruas António Rodrigues da Rocha, Fernão Mendes Pinto e Diogo Couto".

"Os acessos rodoviários a garagens, lojas, habitações, à Escola do Cedro e à Igreja Paroquial estão, porém, sempre garantidos a qualquer hora do dia", refere a transportadora.

Atualmente, no local já são visíveis trabalhos no interior das residências que irão ser demolidas para dar lugar à nova estação da Linha Rubi, que ligará à atual da linha Amarela e à futura estação de alta velocidade ferroviária.

São também já visíveis trabalhos nos terrenos adjacentes às residências a demolir.

O valor global de investimento da Linha Rubi (Casa da Música - Santo Ovídio, incluindo nova ponte sobre o rio Douro) é de 435 milhões, um investimento financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

A Linha Rubi, com 6,4 quilómetros e oito estações, inclui uma nova travessia sobre o rio Douro, a ponte D. Antónia Ferreira, a Ferreirinha, que será exclusivamente reservada ao Metro e à circulação pedonal e de bicicletas.

Em Gaia, as estações previstas para a Linha Rubi são Santo Ovídio, Soares dos Reis, Devesas, Rotunda, Candal e Arrábida, e no Porto Campo Alegre e Casa da Música.

A empreitada tem de estar concluída até ao final de 2026.

[Notícia atualizada às 15h48]

Leia Também: Obras suspendem comboios entre Cais do Sodré e Algés no fim de semana

Recomendados para si

;
Campo obrigatório