Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
25º
MIN 16º MÁX 29º

Ataques com tinta? "A partir de determinada altura é forma pouco eficaz"

O Presidente da República considerou hoje que os ataques com tinta já perderam a eficácia, sublinhando que a luta climática "é boa" e que a manifestação é um direito que assiste a todos em democracia.

Ataques com tinta? "A partir de determinada altura é forma pouco eficaz"
Notícias ao Minuto

14:21 - 28/02/24 por Lusa

País Marcelo Rebelo de Sousa

Marcelo Rebelo de Sousa falava aos jornalistas durante a visita à Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), onde, horas antes, o presidente do PSD, Luís Montenegro, foi atingindo com tinta verde por um ativista climático.

"A ideia é uma boa ideia, que é o clima e que todos partilhamos. [...] É um bom apelo, é um apelo de jovens, agora eu penso que a partir de determinada altura é uma forma de atuação muito pouco eficaz", considerou o Presidente da República, ladeado pelo primeiro-ministro de Cabo Verde, Ulisses Correia e Silva.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou que a manifestação é um direito que assiste a todos em democracia, mas considerou que esta forma de atuação "francamente, já perdeu eficácia", por ser repetitiva.

Nos últimos meses tem havido várias ações pelo clima, com ataques com tinta a membros do Governo, como o ministro do Ambiente, Duarte Cordeiro, ou o ministro das Finanças, Fernando Medina, entre outras iniciativas levadas a cabo por ativistas.

Os ativistas do movimento Fim ao Fóssil reivindicaram a ação de hoje em comunicado, argumentando que "nenhum partido tem um plano adequado à realidade climática".

O movimento estudantil reivindica o fim aos combustíveis fósseis até 2030 e exige que se pare de usar gás para produzir eletricidade até o próximo ano, utilizando antes 100% eletricidade renovável e gratuita.

Leia Também: Insegurança? "Cada um dramatiza o que entende para a obtenção de votos"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório