Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 14º MÁX 21º

Marinha e AMN alertam: Condições meteorológicas pioram a partir de amanhã

As duas instituições deixaram recomendações para enfrentar este agravamento das condições meteorológicas.

Marinha e AMN alertam: Condições meteorológicas pioram a partir de amanhã
Notícias ao Minuto

12:52 - 28/02/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País Mau tempo

A Marinha Portuguesa e a Autoridade Marítima Nacional (AMN) alertaram, esta quarta-feira, para um agravamento das condições meteorológicas e de agitação marítima na costa ocidental de Portugal continental, entre as 12h00 de amanhã, dia 29 de fevereiro, e as 00h00 de domingo, 3 de março.

"​​​A agitação marítima será caracterizada por ondulação proveniente de Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os 7 metros e uma​ altura máxima de 13 metros, com período médio entre os 12 e os 15 segundos. O vento poderá registar uma intensidade média até a 56km/h e rajadas até a 101km/h, provenientes do quadrante Noroeste", lê-se numa nota oficial.

Nela, tanto a Marinha como a AMN recomendam "um estado de vigilância permanente no mar e nas zonas costeiras", alertando que "os cuidados devem ser redobrados, tanto na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras".

Em concreto, as duas instituições recomendaram:

  • Reforçar a amarração e manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas;
  • Evitar passeios junto ao mar, de onde se destacam os molhes de proteção dos portos;
  • Evitar passeios junto à orla costeira, nas arribas e nas praias, bem como a prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima;
  • Desaconselha-se vivamente a pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba nas frentes costeiras atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sete distritos do continente sob aviso amarelo e depois laranja, a partir da tarde de sexta-feira, devido à previsão de agitação marítima.

Os distritos do Porto, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro, Coimbra e Braga vão estar primeiro sob aviso amarelo entre as 15h00 de sexta-feira e as 00h00 de sábado.

Estes distritos passam depois a aviso laranja entre as 00h00 e as 07h00 de sábado.

[Notícia atualizada às 14h22]

Leia Também: Mau tempo e avarias afetam ligações fluviais entre Aveiro e São Jacinto

Recomendados para si

;
Campo obrigatório