Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Um sismo com magnitude 2,8 na escala de Richter foi sentido esta terça-feira à noite na ilha Terceira, após um abalo de magnitude 2,5 sentido à tarde, adiantou o Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA).

Sismo de magnitude 2,8 na escala de Richter sentido na ilha Terceira
Notícias ao Minuto

00:35 - 28/02/24 por Lusa

País CIVISA

Segundo o CIVISA, o abalo foi sentido às 22:16 locais (23:16 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros a este de Serreta, ilha Terceira.

"De acordo com a informação disponível até ao momento o sismo foi sentido com intensidade máxima IV (Escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Serreta, Raminho, Altares Doze Ribeiras e Santa Bárbara (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira). O evento foi ainda sentido com intensidade III/IV na freguesia de Biscoitos (concelho de Praia da Vitória, ilha Terceira), e III na freguesia de Terra Chã (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira)", pode ler-se na nota do CIVISA.

A mesa fonte adiantou que o evento "insere-se na crise sismovulcânica em curso na ilha Terceira desde junho de 2022".

Também esta terça-feira, um sismo com magnitude 2,5 na escala de Richter foi sentido na ilha Terceira.

Segundo o CIVISA, o abalo foi sentido às 16:39 locais (17:39 em Lisboa) e teve epicentro a cerca de três quilómetros norte-nordeste (NNE) de Santa Bárbara, ilha Terceira, tendo sido sentido com intensidade máxima III/IV (escala de Mercalli Modificada) nas freguesias de Santa Bárbara e Doze Ribeiras (concelho de Angra do Heroísmo, ilha Terceira).

Segundo a escala de Richter, os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequenos (2,0-2,9), pequenos (3,0-3,9), ligeiros (4,0-4,9), moderados (5,0-5,9), fortes (6,0-6,9), grandes (7,0-7,9), importantes (8,0-8,9), excecionais (9,0-9,9) e extremos (quando superior a 10).

A escala de Mercalli Modificada mede os "graus de intensidade e respetiva descrição".

Com uma intensidade III, considerada fraca, o abalo é sentido dentro de casa e os objetos pendentes baloiçam, percecionando-se uma "vibração semelhante à provocada pela passagem de veículos pesados", revela o Instituto Português do Mar e Atmosfera (IPMA) na sua página da Internet.

Quando há uma intensidade IV, considerada moderada, os carros estacionados balançam, as janelas, portas e loiças tremem e "os vidros e loiças chocam ou tilintam", podendo as paredes ou estruturas de madeira ranger.

Leia Também: Sismo de magnitude 2,5 na escala de Richter sentido na ilha Terceira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório