Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Turista belga desaparecido na Lagoa do Fogo nos Açores. PSP faz buscas

Um turista belga, de 54 anos, está desaparecido desde domingo na ilha de São Miguel, nos Açores, estando as autoridades a tentar localizar o cidadão, revelou hoje a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Turista belga desaparecido na Lagoa do Fogo nos Açores. PSP faz buscas
Notícias ao Minuto

15:57 - 27/02/24 por Lusa

País Açores

De acordo com o Comando Regional da PSP, a polícia teve conhecimento do desaparecimento do turista, que estava a fazer um trilho pedestre na Lagoa do Fogo, no domingo, através de "uma participação da companheira do cidadão desaparecido", tendo sido desencadeadas "de imediato diligências".

Num comunicado de imprensa, a polícia adianta que, inicialmente, as buscas incidiram no trilho pedestre que o homem estava a realizar, mas depois passaram a abranger "uma área cada vez maior".

Segundo a PSP, as buscas decorrem com recurso a meios da Força Destacada da Unidade Especial de Polícia do Comando Regional, incluindo Equipas Cinotécnicas com canídeos especialmente treinados para situações de salvamento e a utilização do Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT).

Nesta operação, a PSP conta com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Vila Franca do Campo e da Ribeira Grande e da Secretaria Regional do Ambiente e Alterações Climáticas, cujos operacionais auxiliaram os meios policiais no terreno, o que possibilita "uma busca mais abrangente e minuciosa no teatro de operações", descreve a polícia.

No entanto, "ainda não foi possível localizar" o turista, revela a PSP, solicitando que "qualquer informação útil" que venha eventualmente a ser obtida por algum cidadão "deverá ser prontamente reportada à Divisão Policial de Ponta Delgada".

A PSP alerta ainda que a eventual colaboração de civis "deverá cingir-se, precisamente, à partilha de informações", vincando que as diligências deverão ser realizadas "unicamente por operacionais especializados".

Leia Também: "Para que não haja mais". Família de Avelina promete continuar a "lutar"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório