Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 17º

"Juntos somos mais fortes!" Gomes Cravinho saúda adesão da Suécia à NATO

O ministro dos Negócios Estrangeiros português, João Gomes Cravinho, considerou a adesão da Suécia à NATO, aprovada hoje pelo parlamento húngaro, "uma excelente notícia", aludindo ainda à união da Aliança Atlântica.

"Juntos somos mais fortes!" Gomes Cravinho saúda adesão da Suécia à NATO
Notícias ao Minuto

21:51 - 26/02/24 por Lusa

País MNE

"<span class="news_bold">A ratificação da adesão da Suécia à NATO pelo parlamento húngaro é uma excelente notícia, apesar do atraso. Juntos somos mais fortes!", pode ler-se numa nota publicada pelo chefe da diplomacia portuguesa na rede social X.

A candidatura de Estocolmo à Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO) foi aprovada por uma esmagadora maioria de deputados húngaros (188 votos em 199 lugares).

Quer a Finlândia, quer a Suécia solicitaram em conjunto a adesão à Aliança Atlântica, após a invasão russa da Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Finlândia tornou-se membro de pleno direito da NATO em 04 de abril do ano passado, o que levou a que a fronteira da Aliança com a Rússia mais do que duplicasse.

No caso da Suécia, a Turquia e a Hungria ainda mantiveram o seu veto.

Ancara, que tinha acordado compromissos de segurança com Helsínquia e Estocolmo, ainda tinha dúvidas sobre o envolvimento sueco na luta contra o alegado terrorismo curdo, tendo aprovado a adesão no final de janeiro.

Uma vez obtido o consenso de todos os países, para que a Suécia se torne membro de pleno direito da Aliança e possa beneficiar da defesa coletiva em caso de ataque, ainda existem algumas etapas administrativas que devem ser concluídas.

A Suécia deve depositar o chamado protocolo de adesão nas mãos dos Estados Unidos, que será mantido no Departamento de Estado norte-americano, em Washington.

Como culminação simbólica, a bandeira sueca será hasteada numa cerimónia na sede da NATO em Bruxelas, juntamente com as dos outros 31 aliados.

Leia Também: "Histórico". Michel saúda luz verde pela Hungria da adesão sueca à NATO

Recomendados para si

;
Campo obrigatório