Meteorologia

  • 17 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 28º

"Perfis falsos". Nome de Cardeal Américo Aguiar usado em burlas online

Os "perfis falsos" foram criados nas diferentes redes sociais e "usados em táticas criminosas para enganar e prejudicar financeiramente seguidores e vítimas online.

"Perfis falsos". Nome de Cardeal Américo Aguiar usado em burlas online
Notícias ao Minuto

15:03 - 24/02/24 por Notícias ao Minuto

País Diocese de Setúbal

A Diocese de Setúbal alertou que têm surgido perfis falsos nas redes sociais com a imagem de Américo Aguiar nos últimos meses, utilizando de má fé a identidade, nome, funções e fotografias do cardeal.

Os "perfis falsos" foram criados nas diferentes redes sociais, como Facebook, Instagram e WhatsApp e "são usados em táticas criminosas para enganar e prejudicar financeiramente seguidores e vítimas online, veicular mensagens falsas ou fazer propostas diversas que em nada estão relacionadas com o ministério e identidade do Cardeal D. Américo Aguiar, utilizando a sua imagem, notoriedade pública e confiança reconhecida", refere a Diocese de Setúbal através de um comunicado.

Neste sentido, a nota alerta "para todos os possíveis perigos associados a estes perfis falsos", por isso, informa que as redes sociais do mesmo "têm a designação 'Cardeal Américo Aguiar' @cardealamericoaguiar" e a gestão "é da responsabilidade do próprio".

"Qualquer outra conta que utilize fotografias, nome ou faça de algum modo referência à identidade do prelado é falsa", salienta a Diocese, esclarecendo ainda que "qualquer campanha de solidariedade, peditório, angariação de fundos a que o Cardeal D. Américo Aguiar se associe é divulgada pelos canais de comunicação oficiais".

Assim, a Diocese de Setúbal pede "a colaboração, a atenção e o cuidado de todos" para identificar e denunciar os perfis falsos.

Leia Também: Cardeal Américo Aguiar alerta para o perigo do cidadão jornalista

Recomendados para si

;
Campo obrigatório