Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Barreiro. Protesto de utentes contra suspensão de serviço de cardiologia

A Comissão de Utentes dos Serviços Públicos do Barreiro manifestou hoje a "mais profunda preocupação" com a suspensão do internamento do serviço de cardiologia no Centro Hospitalar Barreiro Montijo, convocando para 2 de março uma concentração.

Barreiro. Protesto de utentes contra suspensão de serviço de cardiologia
Notícias ao Minuto

12:25 - 24/02/24 por Lusa

País Barreiro

"Consideramos inaceitável a suspensão de um serviço tão fundamental para a prestação de cuidados de saúde: a cardiologia. Recordamos a situação do serviço de ginecologia, obstetrícia e bloco de partos, e de pediatria, ambos a operarem intermitentemente, sem garantirem a resposta necessária aos mais de 200 mil utentes do CHBM", refere a comissão numa nota.

A Comissão de Utentes convocou "todos os utentes" a concentrarem-se junto ao Hospital do Barreiro no dia 02 de março, pelas 11:00.

A Unidade Local de Saúde do Arco Ribeirinho (ULSAR), no Barreiro anunciou na sexta-feira que o serviço de cardiologia no Centro Hospitalar Barreiro Montijo iria deixar de ter atendimento urgente e de internamento a partir de segunda-feira, dia 26 de fevereiro.

Em comunicado a ULSAR explicou que será feita uma reorganização da atividade da cardiologia concentrando-se, a partir de segunda-feira, em consultas externas, exames especiais de cardiologia e implantação de pacemakers, bem como consultoria interna às restantes especialidades.

De acordo com a Comissão de Utentes é "urgente investir no Serviço Nacional de Saúde", bem como "urgente fixar e valorizar todos os profissionais de saúde".

"É urgente dotar o Centro Hospitalar Barreiro-Montijo dos meios e soluções necessárias para o pleno funcionamento nos seus diversos serviços", prossegue a nota da Comissão de Utentes, alertando que ao longo dos anos "tem sido voz ativa e reivindicativa na defesa de um maior investimento efetivo" no SNS, no Hospital do Barreiro e nos centros de saúde do concelho.

A ULSAR, que integra o hospital Barreiro/Montijo, no distrito de Setúbal, refere que numa situação de urgência "os utentes devem contactar a Linha SNS24, através do número 808 24 24 24, por forma a garantir uma resposta adequada à sua situação de saúde".

Leia Também: Cardiologia do hospital do Barreiro deixa de ter urgência e internamento

Recomendados para si

;
Campo obrigatório