Meteorologia

  • 12 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 15º MÁX 27º

Obras no edifício do antigo Abrigo dos Pequeninos concluídas até março

A empreitada no edifício do antigo Abrigo dos Pequeninos deverá estar concluída até ao final de março, prevendo-se a finalização dos arranjos exteriores em abril e maio, adiantou hoje a Câmara do Porto.

Obras no edifício do antigo Abrigo dos Pequeninos concluídas até março
Notícias ao Minuto

19:09 - 23/02/24 por Lusa

País Porto

Em resposta à agência Lusa, a Câmara do Porto esclarece que a conclusão dos trabalhos no edifício está prevista até ao fim do mês de março.

Já a finalização dos arranjos exteriores e a desmobilização do estaleiro de obra deverá ocorrer em abril e maio, "caso as condições atmosféricas assim o permitam", refere a autarquia, acrescentando que, simultaneamente, decorrerá a "recolha de pareceres/certificações" junto das entidades competentes.

No início de dezembro, a Câmara do Porto avançava à Lusa que o Abrigo dos Pequeninos só deveria reabrir no primeiro trimestre de 2024, depois de a "intensidade e persistência das chuvas" ter obrigado a trabalhos adicionais e adiarem a reabertura, inicialmente prevista para aquele mês.

Fundado em abril de 1935 para acolher crianças carenciadas, o Abrigo dos Pequeninos, situado nas Fontainhas e encerrado há mais de oito anos, vai reabrir como reserva museológica do acervo municipal.

Em dezembro de 2021, a responsável pela reorganização das reservas museológicas e docente Maria Aguiar revelou à Lusa que serão sete as salas que vão compor aquele espaço, cada uma dedicada a uma tipologia: pintura, têxteis, desenhos, gravuras, metais, mobiliário e uma caixa-forte "para albergar peças de maior valor".

O Abrigo dos Pequeninos albergará também um laboratório, equipamento que "não é comum a todas as reservas" e que permitirá a conservação e o restauro das peças.

Uma área de estudo, um estúdio fotográfico, uma sala de quarentena e outra de tratamento de anoxia, para onde será movida a tenda de tratamento instalada desde maio de 2020 na reserva de Ramalde, serão outros dos espaços que integrarão aquela reserva museológica visitável.

Em novembro de 2020, a Câmara do Porto lançou o concurso público para a realização das obras de requalificação do edifício do Abrigo dos Pequeninos, com um preço base de procedimento de 1,35 milhões de euros. A gestão da empreitada está a cargo da empresa municipal Domus Social.

Leia Também: Regulador e APA dão aval a obras de melhoria no aeroporto de Lisboa

Recomendados para si

;
Campo obrigatório