Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

GNR apreende embarcação e cerca de três toneladas de haxixe no Guadiana 

Os suspeitos conseguiram fugir a pé para território espanhol.

Notícias ao Minuto

16:55 - 23/02/24 por Notícias ao Minuto

País GNR

A Guarda Nacional Republicana (GNR) apreendeu uma embarcação de alta velocidade e cerca de três toneladas de haxixe, durante a madrugada desta sexta-feira, no Rio Guadiana.

Em comunicado, a autoridade revelou que a operação ocorreu no "âmbito de uma ação coordenada de patrulhamento, entre o Sistema Integrado de Vigilância Exterior (SIVE) da Guardia Civil de Espanha e do Sistema Integrado de Vigilância, Comando e Controlo (SIVICC) da GNR com o objetivo de combater o tráfico de estupefacientes por via marítima".

Durante a ação, foi possível "detetar uma embarcação semirrígida que evidenciava um comportamento suspeito ao entrar na Barra do Rio Guadiana". 

Foi então acionada uma patrulha marítima do Destacamento de Controlo Costeiro de Olhão para "intercetar e abordar a embarcação que se encontrava a navegar, ocultando as luzes de sinalização".

Após ter sido intercetada a embarcação, foi possível apurar que transportava 80 fardos de haxixe, num total de 2.997 quilogramas do produto estupefaciente. 

Foi ainda apreendida a embarcação, de 12 metros, cinco jerricans de combustível, diverso equipamento eletrónico e material de navegação.

Os suspeitos conseguiram fugir a pé para território espanhol.

Os factos foram comunicados ao Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Vila Real de Santo António.

Leia Também: Campanha Floresta Segura. Uso do fogo continua a preocupar GNR da Guarda

Recomendados para si

;
Campo obrigatório