Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Com apenas 12 anos, rapaz português é considerado um "prodígio" em França

O jovem tem dado que falar após ter participado, em dezembro, no programa 'Prodiges', do canal France 2.

Com apenas 12 anos, rapaz português é considerado um "prodígio" em França
Notícias ao Minuto

17:03 - 22/02/24 por Notícias ao Minuto

País França

Célio Pinto, de 12 anos, é português e considerado um "prodígio" em França devido ao seu talento para tocar acordeão. O jovem tem dado que falar após ter participado, em dezembro, no programa 'Prodiges', do canal France 2.

“Para nós o acordeão é um assunto de família . O meu avô, o meu pai, os meus tios tocavam em grupos tradicionais portugueses. Ao ouvir, em festas de família, tive vontade de tocar”, contou o adolescente ao jornal francês Actu. 

Célio vive na comuna francesa de Viry-Châtillon, a cerca de 21 quilómetros de Paris. De acordo com o jornal O Minho, o jovem português é natural de Paredes de Coura. Com apenas três anos recebeu o seu primeiro acordeão de brincar, que lhe foi dado pela avó. Célio começou a aprender a tocar e dois anos depois já tinha um acordeão a sério.

“O meu pai ensinou-me as músicas tradicionais que ele conhecia, mas muito rapidamente quis aprender músicas novas sozinho no YouTube, de ouvido”, disse Célio. O jovem sabe até tocar a música do filme 'Piratas das Caraíbas'.

A participação no programa 'Prodiges' foi "muito difícil" para Célio, já que teve apenas  "quatro meses para aprender" a música com que se apresentou. "Tive muito medo do júri, nem me atrevi a olhar para eles", contou.

O jovem, que já tinha passado pelo programa de talentos português 'Got Talent', está a ter aulas de acordeão e já publicou as suas primeiras composições originais em plataformas de streaming.

Leia Também: 'Got Talent Portugal': Pai leva filha à final... e nem era concorrente

Recomendados para si

;
Campo obrigatório