Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 17º MÁX 29º

Autarquia dá 'kits' de higiene menstrual em escolas no concelho de Almada

A Câmara Municipal de Almada, no distrito de Setúbal, está a distribuir 'kits' de higiene menstrual, com produtos reutilizáveis, pelas escolas do concelho, concretizando assim uma das recomendações do Conselho Municipal da Juventude, foi hoje anunciado.

Autarquia dá 'kits' de higiene menstrual em escolas no concelho de Almada
Notícias ao Minuto

16:31 - 22/02/24 por Lusa

País Menstruação

Segundo o vereador Filipe Pacheco, citado num comunicado da autarquia, a medida visa atacar "o problema da pobreza menstrual e fazê-lo de uma forma ambientalmente consciente".

Quase 40 alunas receberam os primeiros 'kits' numa primeira ação realizada na Escola Básica da Costa da Caparica, prevendo a autarquia alargar a medida a cerca de 900 estudantes, do 7.º ao 12.º anos.

Cada 'kit' é composto por uma bolsa com dois pensos higiénicos reutilizáveis e um copo menstrual, produtos adquiridos pela Câmara Municipal de Almada.

A ideia surgiu na sequência de uma proposta aprovada pelo Conselho Municipal de Juventude de Almada (CMJA).

A autarquia refere que pretende combater um fenómeno retratado num estudo divulgado pelo jornal Expresso, de que 12% das raparigas inquiridas admitiram já ter faltado às aulas por não terem possibilidade de comprar produtos de higiene menstrual.

Numa primeira fase, a medida prevê alcançar apenas 10% do universo das estudantes de Almada, avaliando então o impacto da medida proposta pelos jovens com assento no CMJA.

Leia Também: Duquesa de Edimburgo quebra tabus e fala abertamente sobre a menstruação

Recomendados para si

;
Campo obrigatório