Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

GNR identifica 12 locais de deposição ilegal de telhas de amianto

Aguarda-se a retirada e encaminhamento dos objetos "para local de tratamento adequado, evitando e reduzindo o risco de contaminação do solo".

GNR identifica 12 locais de deposição ilegal de telhas de amianto
Notícias ao Minuto

13:00 - 21/02/24 por Notícias ao Minuto

País GNR

O Comando Territorial de Setúbal da Guarda Nacional Republicana (GNR) detetou, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial do Montijo, 12 locais onde tinham sido depositados resíduos, entre eles telhas de amianto, nos concelhos de Alcochete, do Barreiro, da Moita e do Montijo.

"Na sequência de denúncias relativas a deposição ilegal de resíduos, os elementos do SEPNA realizaram várias ações de fiscalização relativamente à deposição ilegal de resíduos de construção e demolição (RCD), no decorrer das quais foi possível detetar 12 locais onde tinham sido depositados resíduos, entre os quais se encontravam resíduos perigosos, nomeadamente, telhas de amianto", detalhou a GNR, em comunicado enviado às redações.

Os militares estão, agora, a levar a cabo "diligências no sentido de minimizar os efeitos causados por estes resíduos", bem como a notificar "as entidades responsáveis pelas infrações cometidas". De acordo com a GNR, aguarda-se a retirada e encaminhamento dos objetos "para local de tratamento adequado, evitando e reduzindo o risco de contaminação do solo".

As coimas poderão alcançar um valor máximo de 5.000.000 euros, em caso de dolo.

A GNR recordou ainda que "o amianto é uma fibra natural proveniente de vários minerais", cuja "perigosidade para a saúde reside na inalação das suas fibras".

"A presença de amianto num edifício não constitui, por si só, um risco para a saúde. O perigo está associado à danificação de materiais que o contêm, pelo potencial de libertação de fibras, inalação e posterior alojamento nos pulmões", esclareceu.

Leia Também: "Legitimidade"? A posição dos polícias e que consequências após Capitólio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório