Meteorologia

  • 22 ABRIL 2024
Tempo
26º
MIN 14º MÁX 27º

Canadá abre centro de requisição de vistos em Portugal

O Canadá vai abrir um centro de requisição de vistos em Lisboa disponibilizando aos portugueses "mais flexibilidade, acessibilidade, para visitarem, estudarem e trabalharem no país", anunciou o Governo canadiano.

Canadá abre centro de requisição de vistos em Portugal
Notícias ao Minuto

10:30 - 21/02/24 por Lusa

País Vistos

"A abertura de um centro de requisição de vistos em Lisboa vai oferecer aos portugueses uma maior flexibilidade e acessibilidade para visitar, estudar ou trabalhar no Canadá", refere o ministério da Imigração, de Refugiados e da Cidadania, numa nota enviada à agência Lusa.

O novo centro localizado no Campo Grande, em Lisboa começa a funcionar no dia 26 de fevereiro deste ano.

O centro também vai abrir uma porta a "novas oportunidades de intercâmbio social, económico e cultural", beneficiando ambos os países.

Os portugueses já beneficiam da "isenção de visto para viajar para o Canadá até seis meses".

"Os laços de pessoa para pessoa, entre o Canadá e Portugal, tornaram-se mais fortes ao longo do tempo. Hoje estes laços são sustentados por uma vibrante comunidade canadiana de origem portuguesa", referiu o ministro com a pasta da imigração, Marc Miller.

O novo centro vai facilitar ainda mais os pedidos "para um período de tempo mais alargado" ao mesmo tempo que contribuem para a economia canadiana e "aprofundam os laços" entre os dois países, acrescenta Miller.

Os centros de requisição de vistos são operados por empresas privadas contratadas pelo Governo canadiano.

O seu primeiro objetivo é receber documentos exigidos para as candidaturas dos processos de vistos, transmitir essa informação com segurança aos gabinetes do Ministério da Imigração do Canadá e terem serviços de recolha de informação biométrica.

Os serviços dos centros estão disponíveis por telefone, correio eletrónico ou pessoalmente, para responderem a questões nos idiomas locais e ajudar a garantir que os processos sejam finalizados.

Atualmente, existem 163 centros localizados em 110 países.

Em 2022, o Canadá e Portugal celebraram 70 anos de relações diplomáticas.

De acordo com recenseamento canadiano de 2021, cerca de 448 mil pessoas de origem portuguesa residiam no Canadá.  

Leia Também: Jovem francês morre em acidente durante passeio de trenó no Canadá

Recomendados para si

;
Campo obrigatório