Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 23º

Chuva e frio regressam a Portugal. Prepare-se, vem aí neve

Na próxima quinta-feira, uma superfície frontal fria vai atravessar Portugal Continental, "com o estabelecimento de uma corrente de noroeste pós-frontal que transportará uma massa de ar polar marítimo".

Chuva e frio regressam a Portugal. Prepare-se, vem aí neve
Notícias ao Minuto

18:49 - 20/02/24 por Notícias ao Minuto

País IPMA

Depois de dias quentes e secos, a chuva e o frio estão de regresso a Portugal continental, que será também afetado por queda de neve a partir de dia 22 de fevereiro, quinta-feira, segundo anunciou, esta terça-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). 

De acordo com o IPMA, "na próxima quinta-feira, dia 22, uma superfície frontal fria vai atravessar Portugal Continental, com o estabelecimento de uma corrente de noroeste pós-frontal que transportará uma massa de ar polar marítimo".

Assim, "a partir do meio da tarde, espera-se queda de neve nas terras altas das regiões Norte e Centro, inicialmente nos pontos mais altos, descendo gradualmente a cota para 800/1000 metros, que se manterá com poucas variações ao longo dos dias 23 e 24".

A "quantidade da precipitação, cuja previsão permanece ainda com alguma incerteza, definirá os acumulados de neve no solo". Contudo, neste momento, as "acumulações previstas atingem, no dia 24, entre 10 a 20 cm em várias serras acima dos 1200 metros, entre as quais, a Serra da Peneda/Gerês, Serra do Larouco, Serra do Alvão/Marão, Serra de Montemuro e Serra da Estrela". 

No domingo, dia 25, "a aproximação e passagem de novo sistema frontal resultará numa subida temporária da temperatura, pelo que é expectável que a precipitação nas serras passe a ser sob a forma de chuva, derretendo grande parte da neve no solo". 

Analisando o estado do tempo, na quinta-feira espera-se céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir do meio da tarde de norte para sul. São esperado períodos de chuva na região Norte, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, passando a regime de aguaceiros nas regiões Norte e Centro a partir da tarde.

Haverá uma pequena descida da temperatura máxima. Neste dia, as máximas vão variar entre os 20 graus, em Faro, e os 11 graus, na Guarda. Já as mínimas vão oscilar entre os 12 graus, em Faro e Lisboa, e 1 grau, na Guarda.

Na sexta-feira, continuam a esperar-se aguaceiros, em especial nas regiões Norte e Centro, que podem ser acompanhados de trovoada. E há uma nova "descida de temperatura, sendo acentuada nas regiões montanhosas".

Sábado, o dia também fica marcado por chuva, segundo o IPMA.

Leia Também: Consumo de álcool diário aumenta nos jovens (mas há mais preocupações)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório