Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Utentes de Loures vão desfilar em defesa do Serviço Nacional de Saúde

Utentes da saúde do concelho de Loures, distrito de Lisboa, vão realizar no sábado um desfile em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), reivindicando a contratação de mais profissionais e as melhorias do funcionamento das urgências hospitalares.

Utentes de Loures vão desfilar em defesa do Serviço Nacional de Saúde
Notícias ao Minuto

10:36 - 16/02/24 por Lusa

País Saúde

O desfile, organizado pelas comissões de utentes do concelho de Loures, vai ter início pelas 11h00, no pavilhão Paz e Amizade, e terminar no Largo 04 de Outubro, segundo explicou à agência Lusa Fernanda Santos, da comissão de utentes do Hospital Beatriz Ângelo (Hospital de Loures).

"Isto tem como objetivo chamar a atenção para a situação da saúde no concelho de Loures. Não só o funcionamento do Hospital Beatriz Ângelo, que tem estado muito aquém daquilo que é o expectável, mas também a situação dos diversos centros de saúde, que se debatem com a falta de médicos de família", apontou.

Fernanda Santos sublinhou que os utentes estão descontentes com o cenário que encontram atualmente nos equipamentos de saúde do concelho, nomeadamente o "encerramento de urgências, falta de médicos de famílias e enormes filas de espera".

"É, sobretudo, chamar a atenção, quer do Governo que ainda está em funções, quer do Governo que ainda virá a seguir, que a situação da saúde é grave e tem de ser resolvida. Tem de haver medidas efetivas que resolvam os problemas", insistiu.

Nesse sentido, os utentes defendem medidas como a contratação de mais médicos e de outros profissionais de saúde, "de forma a darem resposta nas urgências, cirurgias e consultas de especialidade".

Defendem, igualmente, a abertura de uma resposta de urgência na região Oriental do concelho, que seja um complemento à existente em Moscavide, e outra na zona de Loures.

A construção do Hospital da zona Oriental é outra das medidas reivindicadas pelos utentes, de forma a servir as pessoas do concelho que atualmente são atendidas pelo Hospital de São José.

Leia Também: Mais de 1,5 milhões de chamadas atendidas pelos CODU do INEM em 2023

Recomendados para si

;
Campo obrigatório