Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

PSP apreende 57 kg de meixão no valor de 368 mil euros. Há dois detidos

Peixe foi apreendido durante uma "abordagem preventiva a uma viatura ligeira de mercadorias".

Notícias ao Minuto

12:44 - 13/02/24 por Notícias ao Minuto

País Vila Franca de Xira

A Polícia de Segurança Pública (PSP) apreendeu cerca de 57 quilogramas de meixão, num valor de 368 mil euros, que "estava a ser transportado de forma ilegal", em Vila Franca de Xira.

Em comunicado, enviado esta terça-feira às redações, a autoridade referiu que o peixe foi apreendido durante uma "abordagem preventiva a uma viatura ligeira de mercadorias", na qual se verificou que no seu interior estava "um recipiente de grandes dimensões que transportava uma espécie de peixe". 

"As BriPA do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS) foram acionadas de imediato, tendo constatado que a espécie transportada se tratava de enguia europeia, melhor conhecida por meixão, uma espécie protegida de captura proibida", indicou a PSP, acrescentando que um inspetor do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) confirmou a espécie que estava a ser transportada.

Segundo a autoridade, o peixe estava num recipiente que se assemelhava a um "aquário improvisado de grandes dimensões", que tinha no seu interior "cerca de 48,530 kg de meixão vivo e 8,060 kg de espécimes mortos, o que perfaz um total de 56,590 kg de peixe apreendido". 

Os dois ocupantes da viatura que efetuava o transporte, ambos de nacionalidade estrangeira, foram detidos. Na ação policial, foram ainda apreendidos três telemóveis, três cartões SIM, 3.082 euros em numerário e diversos documentos.

O meixão, por se tratar de espécie protegida em estado vivo, foi libertado no Rio Tejo.

Leia Também: GNR deteve quatro pessoas por captura ilegal de meixão em Soure

Recomendados para si

;
Campo obrigatório