Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
11º
MIN 10º MÁX 14º

Patriarcado de Lisboa apoia diocese moçambicana com renúncia quaresmal

O Patriarcado de Lisboa vai destinar parte dos montantes resultantes da renúncia quaresmal dos católicos para apoio a obras numa escola-orfanato em Mocímboa da Praia, província de Cabo Delgado, na diocese de Pemba, Moçambique.

Patriarcado de Lisboa apoia diocese moçambicana com renúncia quaresmal
Notícias ao Minuto

12:02 - 12/02/24 por Lusa

País Patriarcado de Lisboa

Na sua mensagem para a Quaresma, publicada na página do Patriarcado de Lisboa na internet, Rui Valério acrescenta que a escola pertence às Irmãs de São José de Chambery, e a estrutura vai "acolher crianças e jovens vulneráveis, vítimas da guerra, e abrir furos para captação de água e, dessa forma, resolver o consumo de águas envenenadas".

A província de Cabo Delgado enfrenta há seis anos uma insurgência armada, que levou a uma resposta militar desde julho de 2021, com apoio do Ruanda e da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC), libertando distritos junto aos projetos do gás.

O conflito já fez um milhão de deslocados, de acordo com o Alto-Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), e cerca de 4.000 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED.

Além deste projeto em Mocímboa da Praia, a renúncia quaresmal dos católicos de Lisboa vai também apoiar a realização de obras na Casa Sacerdotal do Patriarcado, com vista à construção de alojamentos para jovens, acrescentou o patriarca na sua mensagem.

O patriarca revelou, ainda, que em 2023 a renúncia quaresmal no Patriarcado de Lisboa permitiu a angariação de mais de 161 mil euros, que foram destinados à construção de uma Casa de Acolhimento para as adolescentes e jovens oriundas da montanha e que vão estudar em Laleia, na diocese de Baucau, em Timor-Leste.

Leia Também: Católicos e muçulmanos criticam ação contra imigrantes e islâmicos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório