Meteorologia

  • 13 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 17º MÁX 29º

Pela Serra da Estrela? Aproveite a neve (pelo menos até domingo)

A tão esperada neve terá chegado já na tarde de sexta-feira.

Pela Serra da Estrela? Aproveite a neve (pelo menos até domingo)
Notícias ao Minuto

09:29 - 10/02/24 por Notícias ao Minuto

País Meteorologia

Se está pela Serra da Estrela, temos boas notícias. É que, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), espera-se queda de neve nos pontos mais altos até, pelo menos, no domingo, dia 11 de fevereiro.

A tão esperada neve terá chegado já na tarde de sexta-feira, devido ao “transporte de uma massa de ar polar marítimo na circulação de um núcleo depressionário centrado no norte da Península Ibérica”, segundo adiantou o IPMA, em comunicado.

“A partir da tarde de [sexta-feira], dia 9, com o transporte de uma massa de ar polar marítimo na circulação de um núcleo depressionário centrado no norte da Península Ibérica, prevê-se queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota para os 1000/1200 metros a partir do final do dia, podendo pontualmente ocorrer a 800/1000 metros no extremo Norte durante a manhã de sábado, dia 10”, detalhou a nota.

O organismo indicou ainda que “os aguaceiros diminuirão de intensidade e frequência durante a tarde desse dia”, ao mesmo tempo que salientou que “as acumulações totais até ao final de dia 10 deverão variar entre os três e os cinco centímetros nos pontos mais altos da generalidade das serras do Norte e Centro, podendo ser superiores a cinco centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela”.

No domingo, por seu turno, é esperada uma “nova intensificação da precipitação” devido à aproximação de “um sistema frontal”, o que se traduzirá em neve “nas serras do interior Norte e Centro, inicialmente acima dos 1000-1200 metros, mas subindo rapidamente a cota ao longo da manhã”.

Apenas de prevê chuva a partir da tarde, após a passagem de uma “superfície frontal quente”, que fará com que “grande parte, ou mesmo a totalidade da neve, não permaneça no solo”.

Contudo, nos dias seguintes não deverá nevar, tendo em conta a “persistência de uma massa de ar de origem tropical marítima, com uma subida notória da temperatura”.

Leia Também: Carnaval com chuva e vento no continente, nos Açores e na Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório