Marinha Portuguesa faz "história" e cria primeira unidade X31
A cerimónia de inauguração foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo.
© Marinha Portuguesa
País Marinha
A Marinha Portuguesa fez "história", esta sexta-feira, ao inaugurar a primeira unidade X31. Na cerimónia, o capitão-de-fragata Ricardo Faias Martins também tomou posse como comandante.
De acordo com um comunicado no site daquela força armada, a cerimónia de inauguração foi presidida pelo chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante Henrique Gouveia e Melo, e contou com a presença do comandante Naval, vice-almirante Nuno Chaves Ferreira, entre outras entidades.
No discurso, durante a cerimónia, "o Almirante Gouveia e Melo enalteceu o marco que assinala esta nova unidade e a importância de uma Marinha útil e focada para, no futuro, possuir este tipo de sistemas na sua esquadra".
Segundo a Marinha, a X31 é uma unidade semelhante a uma esquadrilha que opera sistemas não tripulados (SNT) aéreos, superfície, subsuperfície e terrestres.
A principal missão é garantir o aprontamento destes sistemas, assim como coordenar o desenvolvimento de doutrina, padrões de prontidão e o treino dos sistemas não tripulados para o seu emprego operacional.
Leia Também: Autoridade Marítima recomenda cuidados redobrados devido ao mau tempo
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com