Meteorologia

  • 05 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 8º MÁX 16º

IPCB tem projeto para integrar estudantes dos PALOP

O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) implementou um projeto para melhorar a comunicação e a integração dos estudantes internacionais provenientes de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP).

IPCB tem projeto para integrar estudantes dos PALOP
Notícias ao Minuto

13:06 - 09/02/24 por Lusa

País Politécnico de Castelo Branco

Em comunicado enviado à agência Lusa, o IPCB refere que os participantes no projeto "4Verbos" vão ter acesso a sessões de leitura acompanhada e 'workshops' de escrita, de interpretação de leitura e sobre temáticas interculturais, além de atividades colaborativas e de interação.

"O objetivo do projeto é melhorar a comunicação e a integração dos estudantes, dando especial destaque a quatro verbos: Compreender, pensar, comunicar e debater".

Segundo o IPCB, o foco principal do "4Verbos" são os alunos deslocados e com maiores dificuldades de integração, nomeadamente os estudantes internacionais provenientes de PALOP.

"Embora tenham a língua portuguesa como oficial, apresentam carências ao nível da comunicação e expressão oral e escrita, funcional e académica, o que compromete tanto o desempenho académico como a sua integração na sociedade", lê-se na nota.

As atividades principais do projeto visam a promoção de competências individuais, da interação e trabalho em equipa e da integração académica, cultural e social.

Vão ser desenvolvidas, para o efeito, "atividades que promovam o respeito e a empatia pelos outros, fomentando a interculturalidade por meio de dinamizações de leitura que convidam à compreensão do descentramento cultural e à justaposição de diversos pontos de vista".

O projeto enquadra-se no Programa de Apoio a Iniciativas de Acolhimento e Integração dos Novos Estudantes.

Este programa é uma iniciativa da Direção-Geral do Ensino Superior, que tem por objetivo promover a dimensão cultural da vivência no ensino superior e estimular, nos novos estudantes, a capacidade para integrar e participar em atividades de grupo, através da promoção de atividades culturais e artísticas diversificadas nas instituições de ensino superior.

Leia Também: Politécnico da Guarda internacionaliza cursos para atrair estrangeiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório