Procurar

Santana Lopes diz que região Centro tem pouca atenção do poder central

O Centro é a região de Portugal que merece menor atenção do poder político central queixou-se hoje o presidente da Câmara da Figueira da Foz ao Presidente da República, na abertura do Congresso da Associação Nacional de Freguesias.

Santana Lopes diz que região Centro tem pouca atenção do poder central

© Global Imagens

Lusa
26/01/2024 20:56 ‧ há 1 ano por Lusa

"Hoje em dia, com o devido respeito para com as outras zonas do país (...), [o Centro] é a região com menos atenção do centro do poder em Lisboa", vincou disse Pedro Santana Lopes, no início do XIX congresso, que decorre hoje e sábado na Figueira da Foz, no distrito de Coimbra.

O autarca, eleito em 2021 pelo movimento "Figueira a Primeira", salientou que, "até o Alentejo, normalmente apresentado como símbolo de alguma escassez de desenvolvimento, hoje em dia, por causa de Sines, de Melides, e até do aeroporto de Beja, tem um horizonte de desenvolvimento completamente diferente".

Santana Lopes deu como exemplo a questão da falta de navegabilidade na barra do porto da Figueira da Foz, que tem décadas e "devia estar resolvida e não está".

"Agora, finalmente, vai ser feito um investimento  de 24 milhões de euros, mas se chegar a Lisboa, exceto consigo e alguns ministros que conhecem bem o território, e falar destes assuntos, as pessoas pensam que está a falar um cidadão estrangeiro e isto é Portugal", enfatizou.

Cerca de 1.500 autarcas e observadores participam hoje e sábado no XIX Congresso da Anafre, na Figueira da Foz, no qual discutirão, entre outros temas, a revisão da Lei das Finanças Locais.

Os trabalhos deste congresso abriram hoje, numa sessão que conta com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e terminam no sábado com a esperada presença do primeiro-ministro, António Costa, na sessão de encerramento.

Leia Também: Marcelo grato pela recuperação do Mosteiro de Seiça na Figueira

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10