Meteorologia

  • 24 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 25º

Marcha neonazi marcada para o Martim Moniz preocupa autoridades

Câmara de Lisboa já aprovou um voto de repúdio sobre a ação de rua. Realização da mesma pode estar em causa.

Marcha neonazi marcada para o Martim Moniz preocupa autoridades
Notícias ao Minuto

09:44 - 26/01/24 por Notícias ao Minuto

País Polémica

Uma manifestação organizada por "movimentos de extrema-direita", agendada para o dia 3 de fevereiro, na zona do Martim Moniz, em Lisboa, está a gerar preocupação junto das autoridades.

A Câmara Municipal de Lisboa aprovou na quarta-feira um voto de repúdio sobre esta ação de rua, condenando "toda e qualquer manifestação de carácter violento, racista ou xenófobo na cidade" e as forças de segurança, segundo o ministro da Administração Interna (MAI), "encontram-se a fazer uma avaliação".

Apesar da mesma ainda não ter sido proibida, avança o jornal Expresso, esta sexta-feira, que, na próxima semana haverá uma reunião "decisiva" sobre o assunto entre elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), dirigentes da autarquia e o MAI - e que em cima da mesa está essa possibilidade, uma vez que há receios que a "marcha anti-Islão" possa afetar a segurança da população local e até gerar algum tipo de violência, uma vez que são esperadas contramanifestações em locais próximos.

Recorde-se que já várias vozes se elevaram contra esta marcha, entre as quais Ana Catarina Mendes. A ministra Adjunta e dos Assuntos Parlamentares afirmou, na quinta-feira, que é "frontalmente contra" a manifestação que pretende protestar "contra a islamização da Europa".

"A ideia de uma manifestação contra a islamização, que é assim que está anunciada e a ser verdade que ela se vai realizar [segundo o] que está nas redes sociais, devo dizer sou frontalmente contra qualquer manifestação que incite ao ódio e à violência e, portanto, por maioria de razão sou contra essa manifestação", escreveu, acrescentando que "qualquer manifestação que incite o ódio não merece o meu acordo".

Leia Também: Marcha neonazi? Forças de segurança "encontram-se a fazer uma avaliação"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório