Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 9º MÁX 17º

Sócrates "tem alguma razão". "Houve alteração dos factos da acusação"

"O Ministério Público enganou-se na acusação. Ou enganou-se ou, quando viu o despacho de não pronúncia do juiz, alterou", afirmou Miguel Sousa Tavares.

Sócrates "tem alguma razão". "Houve alteração dos factos da acusação"
Notícias ao Minuto

23:22 - 25/01/24 por Notícias ao Minuto

País Miguel Sousa Tavares

Miguel Sousa Tavares comentou, esta quinta-feira, a decisão do Tribunal da Relação de Lisboa (TRL) sobre levar a julgamento 22 arguidos no âmbito do processo Operação Marquês, considerando que José Sócrates "tem alguma razão" para contestar a decisão do tribunal.

"José Sócrates falou de uma questão que é importante. Disse que o Tribunal da Relação acabou por acusá-lo de crimes que não constam da acusação. Tem alguma razão", começou por referir em declarações ao Jornal Nacional, da TVI.

E explicou: "[As acusações] Não constam tal e qual porque na acusação, que foi aquela que o juiz Ivo Rosa se pronunciou, José Sócrates vinha acusado de corrupção para ato lícito, ao abrigo do artigo 16 da lei 34/87, revista pela lei 101/108 de 2001".

No entanto, no recurso, "o Ministério Público diz que 'quando se lê artigo 16, deve ler-se artigo 17'". "O Ministério Público enganou-se na acusação. Ou enganou-se ou, quando viu o despacho de não pronúncia do juiz, alterou", elucidou.

"A Relação deu razão ao Ministério Público e diz que deve entender-se que, pela descrição dos factos, ele devia ser acusado de corrupção para ato ilícito e não lícito", elucidou Sousa Tavares, explicando que se a acusação fosse para ato lícito "já estava prescrito, como disse o juiz Ivo Rosa", já se fosse para ato ilícito "não está prescrito".

"De facto, houve uma alteração dos factos da acusação", afirmou.

"Vou contestar". Sócrates vai recorrer da decisão do Tribunal da Relação

O antigo primeiro-ministro disse que irá utilizar os "meios legais" para contrariar a decisão do TRL no âmbito da Operação Marquês.

Notícias ao Minuto | 18:56 - 25/01/2024

Sousa Tavares criticou ainda o tamanho do acórdão do TRL, que tem mais de 680 páginas, e recomendou "a todos os senhores magistrados que tirassem um curso de escrita de televisão para saberem que se pode ser sucinto dizendo a mesma coisa e fazendo justiça".

"A justiça está ao serviço das pessoas, não está só ao serviço dos entendidos na matéria e é possível explicar às pessoas porque é que se faz uma sentença e um acórdão assim e não se faz diferentemente. Claro que há coisas complicadas, mas é possível simplificá-las para que as pessoas as entendam", atirou.

Sublinhe-se que o processo tem como principal arguido o antigo primeiro-ministro José Sócrates. Segundo o acórdão do TRL, o antigo primeiro-ministro, entre 2005 e 2011, vai responder em julgamento por três crimes de corrupção, 13 de branqueamento e seis de fraude.

De acordo com a súmula do acórdão do TRL, que deu parcialmente razão ao recurso do Ministério Público contra a decisão instrutória do juiz Ivo Rosa, proferida há cerca de três anos, dos 22 arguidos quatro são empresas, tendo Bárbara Vara, filha do antigo ministro Armando Vara e também arguido, sido a única das acusadas a ser ilibada na decisão hoje divulgada.

Leia Também: Contestação de Sócrates poderá invocar nulidades ou irregularidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório