Lisboa sem fios? Lisboa retira cabos 'mortos' em Arroios e Alvalade

Em causa estão duas zonas que vão servir de teste para toda a capital. Intervenções em zonas piloto aconteceram na quinta-feira.

Notícia

© Câmara Municipal de Lisboa/ Site

Notícias ao Minuto
19/01/2024 16:31 ‧ 19/01/2024 por Notícias ao Minuto

País

Lisboa

A Câmara Municipal de Lisboa (CML), em cooperação com outros responsáveis, desenvolveu ações em Lisboa na quinta-feira, no âmbito do projeto ‘Lisboa sem Fios’.

“As intervenções realizadas, a 18 de janeiro, permitem testar o trabalho conjunto entre a CML e os três operadores de telecomunicações na remoção de cabos ‘mortos’ em postes e edifícios, e a transferência de cabos ‘ativos’ para o subsolo”, explicam os responsáveis da CML, explicando que definiu a Avenida Fontes Pereira de Melo, em Arroios, e Avenida da Igreja, em Alvalade, como as duas zonas piloto que vão servir de teste para toda a cidade.

“Após décadas de instalação de redes de infraestruturas de eletricidade e de telecomunicações nos edifícios, a Câmara Municipal de Lisboa criou o programa Lisboa sem Fios, em articulação com a Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), os operadores de telecomunicações e o operador de rede de distribuição de energia elétrica (e-Redes)”, detalham.

Segundo a vereadora do Urbanismo, Joana Almeida, o objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria da imagem da cidade, incentivar a conservação e a valorização do edificado, e, paralelamente, modernizar a infraestrutura de telecomunicações e melhorar a qualidade do serviço prestado. 

Na página da CML, a responsável dá conta de que em curso está também o mapeamento da rede municipal de infraestruturas de telecomunicações em espaço público, e definição de um cronograma para a implementação faseada do programa em toda a cidade. 

"A revisão do Regulamento de Infraestruturas em Espaço Público, irá também promover a eliminação de cabos sem utilização efetiva das fachadas (cabos 'mortos') e a transferência de cabos ativos para o subsolo", rematam.

Pode consultar mais informações sobre este projeto, assim como saber quais as iniciativas em curso, aqui.

Leia Também: Moedas quer troço Sines-Caia a permitir alta velocidade em Lisboa-Madrid

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas