Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 9º MÁX 16º

Três investigadores portugueses recebem bolsas ERC de 150 mil euros cada

Três investigadores portugueses receberam hoje bolsas de 150 mil euros do Conselho Europeu de Investigação (ECR, na sigla inglesa), na categoria 'Proof of concept' (prova de conceito), na terceira ronda do concurso de 2023, foi hoje divulgado.

Três investigadores portugueses recebem bolsas ERC de 150 mil euros cada
Notícias ao Minuto

12:23 - 18/01/24 por Lusa

País ECR

Albino Oliveira Maia, da Fundação Champalimaud, recebeu uma bolsa para o projeto 'Foodconnect' sobre o uso de técnicas de estimulação cerebral não invasivas para alterar comportamentos alimentares na obesidade.

Duas investigadoras da Universidade Nova de Lisboa -- Ana Roque e Cristina Silva Pereira -- foram escolhidas, por seu lado, pelos seus projetos sobre diagnóstico da doença de Parkinson (UNMASK)e a aplicação de gotículas bifásicas líquido-ar para a aplicação em alimentos e terapêuticas, melhorando técnicas de encapsulamento (SNAIL), respetivamente, segundo informação do ERC.

Com estas três bolsas, totalizam quatro as recebidas por cientistas portugueses em 2023.

As bolsas 'provas de conceito' do ERC são atribuídas exclusivamente a investigadores que já receberam um subsídio desta entidade anteriormente e o seu principal objetivo é apoiar o potencial de inovação comercial e social da investigação financiada pelo ERC.

Nas três rondas de 2023, foram avaliadas 564 propostas e selecionados 240 em 20 países europeus, numa taxa de sucesso de 43%, com a Alemanha (40), seguida pela Espanha (30), o Reino Unido (26), a Itália (25) e a França (20).

[Notícia corrigida às 13h38]

Leia Também: Bolsas europeias em baixa, pendentes da inflação da zona euro em dezembro

Recomendados para si

;
Campo obrigatório