Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

PJ faz buscas ao INEM por alegada violação de regras de contratação

Buscas decorrem no grande Porto.

PJ faz buscas ao INEM por alegada violação de regras de contratação
Notícias ao Minuto

10:14 - 16/01/24 por Notícias ao Minuto com Lusa

País INEM

A Polícia Judiciária (PJ) e o Ministério Público (MP) estão a realizar buscas em várias instalações ligadas ao INEM, no grande Porto e em Lisboa, por suspeitas de crimes de viciação das regras da contratação pública, segundo a CNN Portugal.

Inquirida pelo Notícias ao Minuto, a Procuradoria-Geral da República confirmou apenas "a realização de buscas no âmbito de inquérito dirigido pelo DIAP Regional do Porto", sem avançar com mais informações, uma vez que o mesmo "se encontra sujeito a segredo de justiça".

A cadeia televisiva avança, ainda assim, que as buscas incidiram sobre vários locais no Porto e no concelho vizinho da Maia, por indícios de crimes como falsificação de documentos ou prevaricação.

Crimes estes que incidirão, principalmente, na contratação de meios para o socorro médico.

Segundo a CNN, não estão previstas detenções, neste momento, referindo dezenas de buscas em curso, algumas das quais contam com a presença de  juízes e procuradores do Ministério Público.

Já à agência Lusa, fontes do INEM disseram que as buscas das autoridades abrangem o conselho diretivo do INEM, em Lisboa, a delegação Norte e a base logística de Gaia.

INEM confirma buscas e diz estar a "colaborar"

Em comunicado enviado às redações, o próprio INEM confirmou as buscas às suas instalações, no Porto e em Lisboa, relacionadas a "um procedimento específico de contratação de Recursos Humanos".

"O Instituto Nacional de Emergência Médica, I.P. (INEM) informa que estão a decorrer diligências por parte da Polícia Judiciária nas instalações do INEM do Porto e Lisboa, relacionadas com um procedimento específico de contratação de Recursos Humanos", lê-se na nota informativa.

Nela, a estrutura de resposta médica garante: "O INEM encontra-se, naturalmente, a colaborar com as Autoridades, disponibilizando toda a documentação solicitada".

[Notícia atualizada às 18h15 com resposta da Procuradoria-Geral da República]

Leia Também: Buscas em clinicas estéticas por causa de enfermeira que afinal não o era

Recomendados para si

;
Campo obrigatório