Meteorologia

  • 14 JUNHO 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 25º

Capitania do Porto do Funchal emite aviso de mau tempo para a Madeira

A capitania do Porto do Funchal emitiu hoje avisos de mau tempo e de agitação marítima forte para a orla marítima do arquipélago da Madeira, que estão em vigor até à manhã de terça-feira.

Capitania do Porto do Funchal emite aviso de mau tempo para a Madeira
Notícias ao Minuto

11:00 - 15/01/24 por Lusa

País Madeira

Os avisos são baseados nas previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) e relacionados com a situação geral do estado do tempo (vento e mar).

Um dos avisos, relativo a previsões de vento entre os 51 e 62 quilómetros por hora de qualquer direção, está em vigor até às 04:55.

A autoridade marítima regional recomenda aos proprietários e armadores das embarcações que "adotem as devidas precauções por forma a garantirem a segurança das mesmas".

Quanto ao aviso de agitação marítima, que se estende até às 06:00, salienta que o vento vai aumentar de velocidade, sendo "muito fresco a forte a partir do final do dia".

A visibilidade será "boa a moderada, por vezes fraca a partir do final do dia", e a ondulação na ordem dos três metros nas costas norte e sul.

Face a esta situação meteorológica, a capitania indica que deve ser reforçada a amarração e a vigilância das embarcações atracadas e fundeadas.

Também desaconselha os passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima, nomeadamente molhes de proteção dos portos, arribas ou praias, para se evitar ser surpreendido por uma onda.

Os cidadãos não devem praticar pesca lúdica, "em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras".

Leia Também: Irene vai provocar ventos fortes e chuva no continente e na Madeira

Recomendados para si

;
Campo obrigatório