Meteorologia

  • 20 JULHO 2024
Tempo
23º
MIN 19º MÁX 27º

ASAE apreende 4,5 toneladas de bivalves em Palmela. Valem 23 mil euros

A entidade apurou que "o operador económico se encontrava a receber moluscos bivalves vivos de mariscadores locais, sem possuir a respetiva licença emitida pela entidade competente".

ASAE apreende 4,5 toneladas de bivalves em Palmela. Valem 23 mil euros
Notícias ao Minuto

19:55 - 12/01/24 por Notícias ao Minuto

País Palmela

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) apreendeu, esta sexta-feira, 4,5 toneladas de moluscos bivalves vivos, avaliadas em 23 mil euros, que se encontravam num centro de depuração com depósito de armazenamento, no concelho de Palmela.

Durante a ação, a Unidade Regional do Sul apurou que "o operador económico se encontrava a receber moluscos bivalves vivos de mariscadores locais, sem possuir a respetiva licença emitida pela entidade competente", o que, segundo explicou, em comunicado, se trata de uma "autorização obrigatória para efeitos de encaminhamento do produto para o circuito comercial".

"No local, verificou-se ainda que o marisco era transportado em viaturas de uso familiar, sem qualquer documentação de acompanhamento de registo ou de rastreabilidade, sendo descarregado no local com recurso a empilhadores destinados à recetação da mercadoria", complementou a nota.

No total, foram apreendidos 4.446,5 quilos de moluscos bivalves vivos, num valor aproximado de 23 mil euros. Foi, além disso, instaurado o respetivo processo de contraordenação por falta de rastreabilidade e falta de controlo metrológico em equipamento de pesagem.

Leia Também: Apreendidas 13 toneladas de azeitona furtada na região do Alentejo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório