Um homem de 62 anos foi identificado pelo Comando Territorial de Évora da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) do Destacamento Territorial de Montemor-o-Novo, no dia 9 de janeiro, por caça com meios não autorizados, na localidade de Landeira, no concelho de Vendas Novas.
Em comunicado a que o Notícias ao Minuto teve acesso, os militares explicam que, no âmbito de uma "ação de fiscalização ao exercício do ato venatório", detetaram, numa zona agrícola, "uma armadilha de caça ao javali e um dispositivo de captura e transmissão de imagens".
No seguimento das diligências foi possível identificar o suspeito e proceder à apreensão da armadilha e do dispositivo.
Foi elaborado um auto de contraordenação por infração prevista em legislação ambiental e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Évora.
Caçava javalis com "armadilha" e "dispositivo de transmissão de imagens"© Reprodução / Guarda Nacional Republicana
Na mesma nota, a GNR recorda que, através do Serviço da Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), tem como preocupação diária a proteção dos animais, apelando à denúncia de situações de âmbito ambiental. Para tal, poderá ser usada a Linha SOS Ambiente e Território (808 200 520).
Leia Também: Sexagenário morre com tiro acidental de arma de caça em Alfândega da Fé