Numa altura em que Portugal continental regista temperaturas, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "ligeiramente inferiores ao normal para a época do ano, os Bombeiros Voluntários de Mirandela, no distrito de Bragança, divulgaram alguns conselhos a seguir para evitar um incêndio com o uso de lareiras.
Assim, deverá verificar a "manutenção dos equipamentos utilizados para aquecimento" e "limpar a chaminé da lareira de forma regular".
Se utilizar "lareiras, brasileiras, salamandras ou equipamentos a gás", terá de manter a "correta ventilação das divisões, de forma a evitar a acumulação de gases", indica a corporação na rede social Facebook.
Não deve também "utilizar equipamentos de aquecimento de exterior em espaços interiores" e "antes de se deitar ou sair de casa, certifique-se de que apagou ou desligou os equipamentos de aquecimento, de forma a evitar fogos ou intoxicações".
Por último, os bombeiros aconselham a não colocar "resíduos da lareira no contentor do lixo, pois pode causar um incêndio nesse equipamento".
Leia Também: Prédio evacuado após incêndio em garagem que causou dois feridos na Maia