Marinha coordena resgate de tripulante de navio estrangeiro em Cascais
Homem estaria a tossir sangue.
© Marinha Portuguesa
País Marinha
A Marinha Portuguesa coordenou, durante a manhã deste sábado, "uma operação de busca e salvamento de um indivíduo, de 30 anos, que se encontrava a bordo do navio de investigação científica 'Ile de Batz', a navegar a cerca de 5 milhas, aproximadamente 9 quilómetros, a Sul de Cascais".
Em comunicado, a Marinha revela que o pedido de auxílio chegou ao Centro de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) "através de chamada telefónica do MRCC Gris Nez, em França, com a indicação que um dos tripulantes estava a tossir sangue".
"De imediato, foi informado o CODUMAR que após a avaliação do estado da vítima, considerou a situação como um resgate médico urgente", lê-se na nota.
O navio foi, então, encaminhado para Cascais "devido à urgência da situação e da sua aproximação da costa".
Em coordenação com a Capitania "foi empenhada uma lancha do Instituto Socorro a Náufragos (ISN), a fim de efetuar o desembarque do tripulante e o seu transporte para terra, tendo atracado por volta das 14h20". De seguida, o tripulante foi transportado para uma unidade hospitalar.
"A Marinha através dos seus Centros de Busca e Salvamento Marítimo garante uma resposta continua em todo o território nacional a incidentes que possam ocorrer", lê-se na conclusão da nota informativa.
Leia Também: Marinha indiana resgata tripulantes de navio alvo de sequestro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com