Título de especialista vai "facilitar a contratação de psicólogos"

A Ordem dos Psicólogos Portugueses congratulou-se hoje com o reconhecimento do título de especialista em psicologia clínica e da saúde, na sequência da publicação de um decreto que responde a uma reivindicação com 15 anos.

Notícia

© Cortesia - Ordem dos Psicólogos

Lusa
05/01/2024 14:53 ‧ 05/01/2024 por Lusa

País

Ordem dos Psicólogos

O título, atribuído pela Ordem dos Psicólogos, "vai passar a ser reconhecido pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS)", referiu a estrutura, em comunicado.

"O título de especialista em psicologia clínica e da saúde passa a ser condição suficiente para aceder à carreira de técnico superior de saúde e, através disso, ter também alterada a remuneração", acrescentou a mesma fonte.

A Ordem considera que o reconhecimento desta especialidade, em conjunto com a nova organização do SNS através das Unidades Locais de Saúde (ULS), vai "facilitar a contratação de psicólogos".

Isto porque "deixa de ser necessário" abrir um concurso nacional para se ingressar num estágio que, no final, levará ao título de especialista pelo SNS, "único processo até aqui para a contratação efetiva de psicólogos para os centros de saúde".

O bastonário da Ordem dos Psicólogos, Francisco Miranda Rodrigues, citado no documento, sublinhou tratar-se de um compromisso assumido publicamente, em setembro, pelo ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Leia Também: Bastonário dos psicólogos alerta PR para falta de recursos na saúde mental

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas