Depois de uma passagem de ano 'seca', 2024 deverá começar com chuva
A chuva deverá fazer-se sentir até, pelo menos, os dias 3 e 4 de janeiro.
© Shutterstock
País Meteorologia
Ainda que não seja esperada chuva na noite de passagem de ano, a primeira semana de 2024 deverá ser marcada por precipitação, segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) para os dias 1 a 7 de janeiro.
Depois da passagem de uma superfície frontal fria, no dia 31 de dezembro, é esperada “a ocorrência de precipitação fraca no Minho e Douro Litoral a partir da tarde de dia 1, estendendo-se às restantes regiões nos dias 2 e 3, em especial nas regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela, onde se prevê que a precipitação seja persistente e por vezes forte no dia 2”, segundo detalhou o IPMA, em comunicado.
De acordo com o organismo, a chuva deverá fazer-se sentir até, pelo menos, os dias 3 e 4 de janeiro.
Por seu turno, o vento predominará do quadrante sul ou oeste, soprando temporariamente forte e com rajadas no dia 2.
Já no que diz respeito à temperatura, são esperadas “algumas oscilações ao longo da semana, iniciando-se com uma subida no dia 2, em especial da mínima e nas regiões do Norte e Centro, seguida de uma pequena descida no dia 4, em todo o território, devido à advecção de uma massa de ar frio que poderá permanecer até ao fim de semana”.
Neste período, a temperatura máxima deverá variar entre 6 e 20°C, enquanto a temperatura mínima ficar-se-á entre -1 e 13°C.
Segundo o IPMA, os valores mais altos das máximas deverão verificar-se na região Sul, vale do Tejo e no litoral Centro e Norte, ao passo que os valores mais baixos das mínimas atingirão as regiões do interior Norte e Centro.
O cenário será semelhante tanto na Madeira, como nos Açores que, além da chuva, também verão oscilações na temperatura, com as máximas a chegar aos 23ºC e as mínimas aos 12ºC.
Leia Também: Prepare os planos! Passagem de ano sem chuva em Portugal continental
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com