Meteorologia

  • 18 MAIO 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 20º

Mais de 180 centros de saúde vão estar abertos na véspera e dia de Natal

Centros de saúde contam como alternativa aos serviços de urgência em caso de situação de doença aguda não emergente.

Mais de 180 centros de saúde vão estar abertos na véspera e dia de Natal
Notícias ao Minuto

10:23 - 22/12/23 por Notícias ao Minuto

País Saúde

Na véspera e no dia de Natal, 24 e 25 de dezembro, vão estar abertos mais de 180 centros de saúde, segundo anunciou, esta sexta-feira, o Ministério da Saúde. 

Segundo a tutela, durante o fim de semana alargado, os centro de saúde "vão assegurar resposta aos utentes" do Serviço Nacional de Saúde (SNS), estando a funcionar mais de 180 unidades "em horário complementar" na véspera e no dia de Natal. 

No sábado, 23 de dezembro, estarão abertos 234 centros de saúde e no domingo, 24 de dezembro, estarão em funcionamento 191 unidades. Na segunda-feira, feriado de 25 de dezembro, estarão operacionais 187 centros de saúde.

A medida, recorda a tutela liderada por Manuel Pizarro, insere-se no Plano Estratégico para a Resposta Sazonal em Saúde – Inverno 2023-2024, operacionalizado pelos Agrupamentos de Centros de Saúde e Administrações Regionais de Saúde, em articulação com a Direção Executiva do SNS.

Desta forma, a  população conta com alternativas aos serviços de urgência" em caso de situação de doença aguda não emergente, com o objetivo de diminuir a pressão sobre estes serviços com atendimentos que podem ser prestados noutros pontos do SNS".

Em situações não emergentes, como sintomas respiratórios ligeiros a moderados, a população deve contactar o SNS 24 para aconselhamento e eventual encaminhamento para a unidade de saúde mais próxima. Em situações de emergência deve ser contactado o 112, lembra o Ministério da Saúde, que nota que "a utilização adequada dos serviços de saúde permite uma resposta mais atempada aos doentes, sendo decisiva para o melhor funcionamento da rede de unidades" do SNS.

"O Ministério da Saúde reconhece o empenho dos profissionais de saúde, de um modo especial nesta quadra, e deseja festas seguras e com saúde para toda a população", completa.

Leia Também: Linha de apoio psicológico do SNS 24 será adaptada a novas necessidades

Recomendados para si

;
Campo obrigatório