Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Cruz Vermelha lança campanha de Natal de apoio a idosos

A campanha foi inspirada por um projeto da CVP de Aveiro, que apoia pessoas idosas que se encontram em situação de solidão e de isolamento social.

Cruz Vermelha lança campanha de Natal de apoio a idosos
Notícias ao Minuto

10:13 - 20/12/23 por Notícias ao Minuto

País Cruz Vermelha Portuguesa

A Cruz Vermelha Portuguesa (CVP) lançou uma campanha de Natal, que apela à ajuda para idosos que vivem isolados. "Este Natal ofereça a sua presença a quem se sente só" - é o mote lançado pela CVP. 

A campanha foi inspirada por um projeto da CVP de Aveiro, que apoia pessoas idosas que se encontram em situação de solidão e de isolamento social. Num vídeo, publicado no YouTube, é possível ver Manuel Branco, de 83 anos, um dos beneficiários deste projeto, intitulado 'Emília'. O homem recebe visitas regulares de voluntários da CVP, "com quem conversa" e de quem recebe apoio na "realização das tarefas diárias". 

Num comunicado, a CVP revela que apoia 6.438 idosos, "ajudando-os a combater a solidão e proporcionando-lhes um envelhecimento saudável e ativo". A instituição humanitária "atua em múltiplas áreas que visam a promoção da saúde mental e física dos idosos e reduzem o isolamento social" e garante "visitas periódicas que oferecem companhia e apoio emocional a idosos em todo o território nacional".

Para além das visitas e da ajuda nas tarefas diárias, a CVP promove ainda a comunicação dos idosos com a família, através de unidades móveis equipadas com computadores.

"A nossa intervenção no terreno, junto de quem está só, é fundamental para garantir que os idosos recebem o apoio de que necessitam para viver com dignidade e qualidade de vida. Em tempos desafiadores como estes, a Cruz Vermelha conta com a colaboração de todos para conseguir intensificar este seu contributo diário para uma sociedade mais justa”, referiu o presidente nacional da CVP, António Saraiva. 

A CVP apelou a que os portugueses façam donativos, através do site ou do número 761 101 101, de forma a que possam "expandir a sua capacidade de resposta em todo o país". 

Leia Também: Lares? O que precisa de saber (de sinais de alerta a eventuais denúncias)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório