Procurar

Farmacêutica e educadora portuguesas agraciadas por Governo de Macau

A farmacêutica portuguesa Hovione e a atual diretora do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, Felizbina Carmelita Gomes, estão entre os agraciados pelo Governo de Macau, nos 24 anos da Região Administrativa Especial, foi hoje anunciado.

Farmacêutica e educadora portuguesas agraciadas por Governo de Macau

© iStock

Lusa
19/12/2023 12:55 ‧ há 1 ano por Lusa

A Região Administrativa Especial de Macau (RAEM) assinala esta quarta-feira o 24.º aniversário, com a passagem do exercício da soberania de Portugal para a República Popular da China, em 20 de dezembro de 1999.

Na área educativa, a macaense Felizbina Carmelita Gomes vai ser uma das personalidades agraciadas este ano pelo executivo de Ho Iat Seng. A atual diretora do Jardim de Infância D. José da Costa Nunes, instituição de língua veicular portuguesa, disse à Lusa "estar muito grata e satisfeita".

"Agradeço imenso aos serviços de educação e à APIM [Associação Promotora da Instrução dos Macaenses, que gere o jardim de infância] pelo reconhecimento do meu trabalho", reagiu a macaense, que vai receber a Medalha de Mérito Educativo.

A antiga diretora da Escola Primária Luso-Chinesa da Flora, com "uma carreira com 39 anos de tempo de serviço na área da educação", referiu ainda que o percurso profissional "junto das crianças e funcionários da educação" tem sido "uma missão bastante emotiva".

Natural de Macau, Felizbina Carmelita Gomes estudou no então Liceu de Macau, tendo concluído o ensino superior em Ciências da Educação pela Universidade de Macau. Em Portugal, realizou várias formações complementares na área educativa na Universidade de Lisboa, disse à Lusa.

Outro nome português distinguido este ano é o da farmacêutica Hovione, fundada em 1959 e com laboratórios e fábricas em Portugal, na Irlanda, nos Estados Unidos e em Macau, onde se estabeleceu em 1986.

A Lusa contactou a empresa, que vai receber a medalha de Mérito Industrial e Comercial, mas até ao momento não foi possível obter uma reação da direção-geral em Macau.

A Medalha de Honra "Lótus de Prata", a terceira mais alta condecoração do território, foi atribuída à atleta de artes marciais Li Yi, que recentemente conquistou o ouro na 19.ª edição dos Jogos Asiáticos em Hangzhou.

Juntamente com as Medalhas de Honra "Grande Lótus" e "Lótus de Ouro", que este ano não tiveram destinatários, a "Lotus de Prata" tem como objetivo distinguir indivíduos ou entidades pelo "contributo notável para a imagem e o bom nome da RAEM" ou "pelo contributo, em qualquer domínio, de grande relevância para o desenvolvimento da RAEM", referiu o Governo em comunicado.

A cerimónia de entrega das medalhas e títulos honoríficos realiza-se em 19 de janeiro, distinguindo-se perto de 30 personalidades, entidades e instituições.

Leia Também: Bordalo II ergue panda gigante em antiga fábrica de panchões de Macau

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10