Meteorologia

  • 15 MAIO 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 18º

Mais de 250 mil embalagens deram "desconto em cartão" na Univ. de Aveiro

Mais de 250 mil embalagens, cujo valor deu desconto em cartão usado nas cantinas, bares e papelarias, foram recolhidas na Universidade de Aveiro, de acordo com o relatório final hoje divulgado.

Mais de 250 mil embalagens deram "desconto em cartão" na Univ. de Aveiro
Notícias ao Minuto

11:09 - 18/12/23 por Lusa

País Universidade de Aveiro

O projeto-piloto REAP de reciclagem e reembolso de embalagens de alumínio e PET, que começou em abril de 2022, permitiu recolher 250.700 embalagens, num total de 4,5 toneladas, revelou à Lusa fonte académica.

No âmbito do REAP foram instaladas nos espaços universitários máquinas de recolha, a que foi atribuído um valor, a descontar em cartão para consumir em serviços sociais como cantinas, bares e papelarias.

"Com este projeto conseguimos agregar 75% de PET reciclado, sem adição de químicos, na produção de garrafas com qualidade para ir ao mercado consumidor", adiantou à Lusa um dos investigadores.

Além da recolha de embalagens, o projeto tem uma componente de investigação cujos resultados são hoje apresentados numa conferência que decorre ao longo do dia na Universidade de Aveiro.

Durante a conferência será também feita a entrega dos prémios aos estudantes vencedores do concurso "Recicla & Ganha".

A conferência vai debater o novo sistema de recolha que entrará em funcionamento em 2025, por força da legislação que define o Sistema de Depósito e Reembolso (SDR) de embalagens.

O projeto REAP foi aprovado para financiamento pelo Programa Ambiente, do mecanismo financeiro plurianual do Espaço Económico Europeu (EEA Grants), estabelecido no Acordo do Espaço Económico Europeu. Para a implementação deste projeto, a UA teve como parceiro a empresa norueguesa Infinitum, com experiência na implementação do sistema de recolha com reembolso na Noruega.

Leia Também: Reitor da Universidade de Aveiro eleito presidente do CRUP

Recomendados para si

;
Campo obrigatório