Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 10º MÁX 17º

Cerca de 2.000 pessoas em encontro de roncas para tentar recorde mundial

Cerca de duas mil pessoas estiveram hoje no Coliseu de Elvas (Portalegre) a tocar a ronca, um instrumento tradicional, com o objetivo de inscrever este feito no Guinness World Records em 2024, segundo a organização.

Cerca de 2.000 pessoas em encontro de roncas para tentar recorde mundial
Notícias ao Minuto

13:25 - 15/12/23 por Lusa

País Elvas

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ARKUS, Associação Juvenil, Carlos Beirão, entidade que promoveu a iniciativa, explicou que o evento "serviu de base" para alcançar em 2024 o Record no Guinness World Records.

"Este ano, como não havia provas nenhumas de pessoas a tocar roncas, serviu de base para, no próximo ano, alcançarmos o recorde. Este ano fotografámos, filmámos o número de pessoas para servir de base para o processo", explicou.

De acordo com Carlos Beirão, o objetivo para o próximo ano passa por reunir "três a quatro mil pessoas" a tocar ronca.

A ronca é feita com barro em cujo bocal se adapta uma membrana atravessada por uma cana, sendo que, para tocar o instrumento basta ter a cana encerada (com água) através da qual se corre a mão com força para produzir um som rouco.

Esta iniciativa, segundo o responsável, já começou a ser desenvolvida em 2022 com crianças do 1º. ciclo de Elvas e este ano "alargaram o desafio" também às crianças do pré-escolar.

"No próximo ano queremos alargar a muito mais gente", disse.

Carlos Beirão explicou ainda que este é um trabalho que a ARKUS, Associação Juvenil tem desenvolvido junto das escolas do concelho, tendo a iniciativa deste ano começado a ser preparada em setembro.

"Fizemos reuniões com as direções das escolas, com os agrupamentos, também com o município e planificámos tudo isto. Depois, durante um mês e meio, andámos de sala em sala a ajudar a fazer as roncas", explicou.

O presidente da ARKUS, Associação Juvenil acrescentou ainda que a iniciativa que foi hoje desenvolvida com as crianças serviu para divulgar a ronca "como símbolo de Elvas", mas também a canção que foi tocada pelos mais novos em parceria com os membros do Grupo Roncas D'Elvas.

"É muito conhecida a canção Natal de Elvas e foi isso que nós cantámos, digamos que é uma espécie de 'dois em um', invocar a ronca como instrumento musical e também divulgar a música típica de Elvas", disse.

Leia Também: Um detido e 270 quilos de azeitona apreendidos pela GNR em Elvas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório