Meteorologia

  • 16 JULHO 2024
Tempo
25º
MIN 17º MÁX 26º

Exportações têxteis e vestuário sobem em volume em outubro

As exportações portuguesas de têxteis e vestuário caíram 2,1% em valor, mas aumentaram 0,6% em quantidade em outubro face ao mesmo mês de 2022, alavancadas pelas vendas para os EUA, divulgou hoje a associação setorial.

Exportações têxteis e vestuário sobem em volume em outubro
Notícias ao Minuto

14:11 - 12/12/23 por Lusa

País Exportações

Em comunicado, a Associação Têxtil e Vestuário de Portugal (ATP) detalha que Portugal exportou perto de 482 milhões de euros e de 38.000 toneladas de têxteis e vestuário em outubro, "registando uma melhoria face aos últimos meses".

No mês em análise, os têxteis lar e outros artigos têxteis confecionados registaram um aumento de 9% em valor e de 6% em quantidade.

Registaram-se também "bons resultados" para as pastas, feltros, falsos tecidos e artigos de cordoaria (+9% em valor, +11% em quantidade), assim como para os tapetes e outros revestimentos têxteis (+29% em valor, +26% em quantidade) e para os tecidos especiais, tufados, rendas, passamanarias e bordados (+26% em valor e em quantidade).

A ATP destaca que, em outubro, "foram os EUA que estiveram em destaque", com um acréscimo de quatro milhões de euros (+11%) para 41,3 milhões de euros.

Inversamente, Espanha registou a maior quebra em termos absolutos (menos seis milhões de euros, equivalente a -5%), tendo sido o destino para 116 milhões de euros de têxteis e vestuário.

Em termos acumulados, desde o início deste ano até ao final de outubro, as exportações de têxteis e vestuário somaram 4.895 milhões de euros, uma quebra de 5% face ao mesmo período de 2022.

Leia Também: Exportações e importações caem em outubro, pelo 7.º mês seguido

Recomendados para si

;
Campo obrigatório