Meteorologia

  • 28 FEVEREIRO 2024
Tempo
10º
MIN 9º MÁX 16º

Novo aeroporto em Alcochete? "É uma solução de futuro"

A Câmara Municipal do Seixal congratulou-se com a hipótese de que o novo aeroporto de Lisboa seja construído em Alcochete.

Novo aeroporto em Alcochete? "É uma solução de futuro"

A Câmara Municipal do Seixal "congratula-se com a conclusão do relatório preliminar da Comissão Técnica Independente (CTI) que aponta a construção do Novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete como a opção mais viável, por considerar que esta localização tem mais vantagens para a região e para o país".

Em comunicado, o presidente da autarquia, Paulo Silva, diz que "esta solução vai ao encontro do que a autarquia do Seixal sempre defendeu", até porque "a localização em Alcochete é a que apresenta mais vantagens para o desenvolvimento da região e do país" e "é uma solução de futuro".

"Sempre fomos firmes no chumbo à opção Montijo, que o Governo tentou impor, mesmo contrariando os pareceres técnicos negativos, por isso considero que esta é também uma vitória dos seixalenses", defende ainda o autarca.

Na mesma nota enviada às redações, Paulo Silva argumenta que "a solução apontada pela comissão responsável pelo estudo da localização do novo aeroporto já está estudada e validada há cerca de 15 anos, no âmbito da avaliação ambiental estratégica, elaborada pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) – em 2008", sendo que "o concelho do Seixal sempre defendeu que a melhor localização para um novo aeroporto complementar de Lisboa era o Campo de Tiro de Alcochete".

"Além de outras vantagens, tem poucos impactos ambientais, menores custos de construção, resolve o problema do tráfego aéreo em Lisboa e não afeta de forma negativa a população da margem sul", salienta também.

A autarquia do Seixal conclui o comunicado reforçando que "é essencial que o novo Aeroporto de Lisboa em Alcochete avance em paralelo com a construção da Terceira Travessia do Tejo rodo-ferroviária, entre Barreiro e Lisboa, a ferrovia de alta velocidade, a ponte Seixal/Barreiro e a continuação da construção do Metro Sul do Tejo".

Leia Também: Aeroporto? PSD decide "nos primeiros dias" se for Governo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório