Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
12º
MIN 10º MÁX 14º

Camião com material tóxico arde na A2. Trânsito cortado em Palmela

O incêndio começou num pesado de mercadorias e alastrou-se para a carga do veículo, que transportava fluoreto de magnésio.

Camião com material tóxico arde na A2. Trânsito cortado em Palmela
Notícias ao Minuto

14:30 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

País Trânsito

O trânsito na Autoestrada 2 (A2) encontra-se cortado na zona de Palmela, devido a um incêndio que começou num camião e se alastrou à carga do veículo, confirmou o Notícias ao Minuto junto do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal.

De acordo com a mesma fonte, o alerta foi dado pelas 12h04 para um incêndio num veículo pesado de mercadorias. O fogo foi entretanto extinto no veículo, mas alastrou-se para o fluoreto de magnésio que transportava.

O incidente ocorreu ao quilómetro 48, no sentido Norte-Sul, entre Setúbal e a Matareca, mas o trânsito foi entretanto cortado em ambos os sentidos.

De acordo com o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Península de Setúbal, o incêndio na carga "não será extinto na totalidade", uma vez que o fluoreto de magnésio requere agentes extintores especiais. 

O material tóxico "reage com a água" e, "como está a chover", a "operação complica-se". Neste sentido, será feito o transporte da carga para outro local para que seja possível apagar o incêndio.

Em comunicado, a Brisa Autoestradas informou que "devido a um incidente ao quilómetro 48, entre a Marateca e Setúbal, a A2 está cortada nos dois sentidos".

"As alternativas são: no sentido sul-norte, a saída Marateca-EN10 em direção a Setúbal e, no sentido norte-sul, a saída para Setúbal e depois continuar pela EN10 até à Marateca", indicou a empresa.

No local, estão 22 operacionais, apoiados por dez veículos, desde os Bombeiros Voluntários de Palmela, a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal, a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Brisa.

[Notícia atualizada às 14h52]

Leia Também: MP e PJ investigam acidente de carro que caiu ao mar em Cascais

Recomendados para si

;
Campo obrigatório