Meteorologia

  • 23 FEVEREIRO 2024
Tempo
13º
MIN 10º MÁX 14º

Caso Gémeas. PS chumba audição a Marta Temido e Lacerda Sales

Partido chumbou audições parlamentares

Caso Gémeas. PS chumba audição a Marta Temido e Lacerda Sales
Notícias ao Minuto

10:32 - 07/12/23 por Notícias ao Minuto

País PS

O Partido Socialista chumbou as audições parlamentares pedidas devido ao caso das gémeas luso-brasileiras, que receberam um tratamento raro no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Recorde-se que a Iniciativa Liberal anunciou, no final de novembro, um requerimento para pedir a audição parlamentar urgente da ex-ministra da Saúde e atual deputada do PS Marta Temido, bem como do seu antigo secretário de Estado António Lacerda Sales e da antiga e da atual administração do Hospital Santa Maria.

A SIC Notícias avança, esta quinta-feira, que o partido chumbou a audição de qualquer um dos visados.

Marta Temido tinha já mostrado disponibilidade para prestar todos os esclarecimentos que lhe peça o parlamento, o Ministério Público ou entidades da saúde sobre o caso do tratamento das gémeas no Hospital Santa Maria.

Já Lacerda Sales, que negou inicialmente não ter tido qualquer intervenção no caso, admitiu, esta semana, que, afinal, não se recorda se marcou uma consulta para as meninas naquela unidade de saúde.

Caso das gémeas luso-brasileiras

Em causa está uma reportagem da TVI, transmitida no início de novembro, segundo a qual duas gémeas luso-brasileiras vieram a Portugal em 2019 receber o medicamento Zolgensma, - um dos mais caros do mundo -- para a atrofia muscular espinhal, que totalizou no conjunto quatro milhões de euros.

O caso está envolto em polémica dado que existem suspeitas de que haja influência do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, para que as irmãs recebessem o tratamento. Marcelo nega qualquer interferência no caso.

[Notícia em atualização]

Recomendados para si

;
Campo obrigatório